Se o objetivo da sua empresa é ganhar espaço em 2021 e superar os desafios impostos pelos novos tempos, é fundamental que se invista em estratégias de marketing que sejam baseadas nas tendências apontadas pelos especialistas e que tenham congruência com a situação atual do mundo.
Pensando nisso, a ISSOaí Design decidiu listar 19 medidas que podem ser ótimas formas de melhorar a percepção da sua marca, aumentar as vendas e fazer sua empresa ser mais valorizada.
Independentemente do que a sua marca vende, a preocupação com a saúde dos funcionários e clientes da sua empresa pode fazer toda a diferença na sua comunicação. Com a pandemia, aumentou a preocupação das pessoas com a saúde para além dos cuidados relacionados às infecções. Então, mostre como seus produtos contribuem com a saúde das pessoas, crie uma comunicação que demonstre essa preocupação, e reforce os cuidados com seus clientes!
Estar presente nas redes sociais é obrigação, mas é claro que isso não significa estar em todas elas. Você precisa estar na rede social onde o seu público está. A grande pergunta é: seu público está no TikTok? Reflita sobre isso e considere participar da rede social que ganha cada vez mais importância.
Conforme indicamos aqui, as cores consideradas tendência no marketing são cores que remetem à natureza. Mesmo que sua marca não opte pelas cores específicas encontradas pela Shutterstock, é possível utilizar cores que remetem à complexidade da natureza para se comunicar com a audiência. Estar antenado pode contribuir para sua empresa vender mais.
Como também já dissemos por aqui, as marcas podem e devem levantar bandeiras que tenham relação com seu público ou aquilo que é vendido. O mais importante é manter uma coerência entre aquilo que é dito e o que é feito (não adianta se dizer a favor da diversidade se isso não for visto no quadro de funcionários, por exemplo). De qualquer forma, é bastante positivo tornar o produto ou serviço da sua empresa em uma forma de promover alguma mudança que se deseja para o mundo.
Junto com as bandeiras, vêm também o propósito da marca. É cada vez mais importante que as empresas tenham em suas diretrizes alguns elementos relacionados ao mundo atual. Isso significa que as ideias e os valores de uma marca devem ter relação com o chamado “zeitgeist” (o espírito do tempo). Portanto, busque compreender quais valores do mundo estão em conexão com o que você vende!
Assim como a saúde, a segurança é outro fator importante, seja ela relacionada à segurança física dos clientes, à segurança digital da sua plataforma ou até mesmo a segurança da sua equipe. A contratação de seguros, antivírus, firewall e outros serviços que garantam segurança para todos são elementos importantes para impedir ataques e proteger a sua marca!
Sabemos que a pandemia está com os dias contados (assim esperamos), mas isso não significa que a equipe precise voltar a se aglomerar! Muitos empresários perceberam as vantagens do home office e já entendem que é possível comandar uma equipe inteira que trabalhe remotamente. O importante é analisar as necessidades da empresa e organizar da maneira que for mais eficiente.
Com as mudanças de hábito em 2020, veio também o aumento do consumo on-line. Mais e mais pessoas compram produtos e serviços pela internet, e isso significa que sua marca deve investir em um e-commerce responsivo, rápido e efetivo, além de atendimento ao cliente. As compras via internet devem crescer exponencialmente!
Se as compras on-line crescem, as experiências offline e presenciais são uma grande tendência para o mundo pós-pandemia. Isso significa que, assim que a situação mundial for normalizada, as pessoas vão buscar compensar o período de restrição com viagens, encontros, festas e experiências que não são possíveis em tempos de pandemia. Se é possível que a sua marca se beneficie de experiências presenciais, apostar nelas pode ser uma ótima ideia, mesmo que isso só se torne uma realidade no ano de 2022.
Assim como a segurança, a privacidade também é um valor que o consumidor preza cada vez mais. No caso de um e-commerce, a privacidade é fundamental no processo de compras. No entanto, as informações preenchidas pelas pessoas para se cadastrar em seu site, e até mesmo os dados agregados para envio de Newsletters são importantes de se garantir sigilo.
Quem não está muito a par desses termos pode achar que são elementos futurísticos, mas não é verdade: antecipar com precisão uma futura compra do público-alvo, ter um atendimento automático via Whatsapp ou até mesmo analisar os contatos mais propensos a fechar um negócio no software de CRM (Customer Relationship Management) são maneiras de utilizar inteligência artificial. Os dois termos são complementos um do outro, já que o machine learning é basicamente uma estratégia de fazer com que a inteligência artificial evolua progressivamente conforme é utilizada.
De acordo com estudos de tendências e notícias dos bastidores do Google, os dados estruturados podem ganhar mais importância para que os sites sejam valorizados pela gigante de busca. Dados estruturados são dados fixos de um site, que garantem que os robôs do Google entenderão de forma mais específica como esses dados funcionam. Um exemplo é o “snippet”, que basicamente determina uma quantidade mínima e máxima de caracteres que o Google disponibiliza nos resultados da busca, e que quanto mais bem organizado for no seu site, mais facilmente ele será encontrado. Um bom exemplo de dados estruturados está nas páginas de receitas, nos quais pode-se determinar, de forma “fácil para os robôs”, o que são os ingredientes e outros dados, de forma a contribuir para que as pessoas consumam seu conteúdo. É importante que o site contenha essas informações, e também se faz necessário ficar de olhos nas possíveis mudanças que o Google pode anunciar.
Conversar com o público não significa responder a todo comentário que surgir na internet, caso sejam muitos. Mas também não dá pra não interagir com as pessoas ou utilizar as redes sociais apenas como vitrine de produtos. Brinque com o público, interaja com ele, faça perguntas e procure entendê-lo!
A cada dia, o Google refina sua tecnologia de busca para encontrar o melhor resultado ao usuário que faz uma busca. Existem técnicas de SEO já disseminadas por todos os cantos, mas o primordial para garantir que seu site terá visitas orgânicas é garantir qualidade perene de textos e elementos que comprovem autoridade, confiança e conhecimento do assunto.
Com o surgimento dos assistentes virtuais, como Alexa, Siri, Cortana ou Google Assistant, muitas pessoas começaram a acreditar que isso se tornaria moda e mudaria totalmente os hábitos das pessoas. É claro que isso ainda pode acontecer, mas as pesquisas indicam que não será em um futuro próximo. De qualquer forma, o impacto das pesquisas feitas por comando de voz nos resultados de SEO são mínimos, já que as que são respondidas imediatamente são poucas, e as que são mostradas em forma de resultados de busca funcionam como se o usuário tivesse digitado. Em 2014, especialistas previram que em 2020 as pesquisas por voz seriam 50% de todas as pesquisas realizadas, o que acabou não ocorrendo.
Os números de influenciadores são cada vez maiores, porém cada vez mais “nichados”. É claro que os chamados “top influencers” ainda existem, mas são cada vez mais escassos e caros. Por isso, uma tendência importante a se considerar para a parceria da sua empresa com influenciadores está em escolher bem o nicho do influenciador e, tão importante quanto, a imagem positiva da pessoa.
No que diz respeito à equipe de marketing, seja nas empresas ou nas agências, a necessidade de educação formal tem sido cada vez menor em função de uma educação mais variada e de talento. Mais do que pessoas com determinada graduação, é preciso que as equipes sejam formadas por quem sabe entender o público e falar com ele.
Muito se discute sobre a chamada “cultura do cancelamento”. Se são justas ou injustas, é difícil responder. No entanto, o fato é que a possibilidade de que uma marca enfrente crises de imagem vem aumentando. Com o público cada vez mais crítico às ações das empresas, qualquer pequeno deslize ou mal entendido pode se tornar um problema. A boa notícia é que, à exceção de casos graves, essas crises podem ser contornadas e devem servir de aprendizado a todos. Portanto, é importante estar preparado para as crises, contar com equipes de assessoria de imprensa e manter a humildade ao assumir e se responsabilizar pelos erros.
Com as transformações que ocorrem no mundo, a preocupação de todos com o futuro e o meio ambiente também influencia a maneira como as pessoas consomem e como enxergam as marcas. Mais do que isso, é fundamental que a comunicação e as ações da empresa estejam cada vez mais conectadas com medidas de redução dos impactos ambientais. Participar de campanhas ambientais, criar medidas de redução de emissões de gases do efeito estufa e promover reciclagem são exemplos de medidas básicas que já deixaram de ser tendência para ganhar o lugar de compromisso.
Há 10 anos no mercado, a ISSOaí já ajudou mais de 400 clientes a atingirem suas metas e sonhos. Atuamos em todo o Brasil e países como EUA, Portugal, Itália, Austrália e Angola.
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