
Que tal promover seu podcast nas redes sociais e aumentar a audiência? Já estamos carecas de saber que é fundamental usar as redes sociais para divulgar um podcast e manter a conversa com os ouvintes. Mas será que você já pensou em todas as possibilidades de aumentar o engajamento do seu podcast nas redes sociais?
Para contribuir com o seu projeto de podcast nas redes sociais, decidimos listar algumas ações, práticas e ideias que podem ser aplicadas de forma a aumentar ainda mais o alcance das redes, para que mais pessoas ouçam seu programa.
Confira:
Uma técnica bastante comum e que costuma gerar bons resultados consiste em criar uma pergunta de engajamento no episódio do podcast, sugerindo ao ouvinte que coloque sua opinião nos comentários da rede social. Além de continuar a conversa com o ouvinte, essa estratégia também estimula o engajamento nas redes, visto que quanto mais comentários houver em uma postagem, mais o algoritmo tende a entregar a outros, aumentando assim a possibilidade de viralizar conteúdo.
A estratégia de postar trechos dos episódios do podcast em forma de vídeo nas redes sociais (seja nos Reels do Instagram ou no TikTok) tem um poder muito grande de viralizar, atingir novos públicos para o podcast, e até mesmo gerar engajamento. Imagine que, durante a conversa de um episódio, o apresentador ou convidado tenha emitido uma opinião diferente, polêmica ou que possa abrir espaço para divergências e comentários. Você pode estimular a troca de ideias pedindo que as pessoas comentem o que pensam do que foi dito, ampliando o debate para além daqueles que escutaram o episódio inteiro. Lembre-se de inserir legendas.
Dependendo do formato do podcast, é possível ter um espaço para as famosas “cartinhas” (que certamente não serão cartas, mas comentários e e-mails). Ao ler as mensagens dos ouvintes e comentá-las no podcast, você estimula mais pessoas a enviarem seus comentários. O segredo é saber em que momento do episódio isso seria feito, e usar o espaço com parcimônia, visto que o excesso de leitura de mensagens no podcast pode vir a espantar alguns ouvintes.
Que tal condicionar uma ação de marketing de um anunciante aos comentários nas redes? Ou fazer uma promoção que exija que o ouvinte siga o perfil do projeto nas redes sociais. Ações desse tipo podem aumentar o alcance do podcast nas redes sociais.
Utilize as redes sociais também para desenvolver as pautas dos próximos programas! Enquetes ou perguntas abertas são uma ótima forma de entender o que o público deseja e ainda estabelecer pautas que não sejam um “tiro no escuro” quanto ao tema. Isso ainda garante uma ótima presença e engajamento do podcast nas redes sociais.
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