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Como a identidade visual ajuda a vender mais

01/09/22

Você já deve ter ouvido falar em identidade visual. Toda marca solidificada precisa estabelecer um conjunto de fatores visuais que façam com que o público identifique a marca logo “de cara”. Ela está inserida na estratégia de gestão chamada de “branding” que vai além da identidade visual e entra também na gestão.

Entre os elementos fundamentais para o estabelecimento da identidade visual, estão os seguintes:

1- Logo e nome: o nome da marca e o logotipo que a representa precisa ter relação com o público-alvo e o que ela vende: tem que ser jovem se for uma marca jovem, leve se for esse o objetivo, etc.

2- Slogan: se a marca possui um slogan, ele precisa ser bem pensado e trazer os sentimentos que façam sentido para os objetivos da empresa.

3- Cores e tipografia: as cores e até mesmo as fontes utilizadas nas artes devem conversar com a imagem que a empresa deseja criar no público.

Assim sendo, podemos dizer que a identidade visual é o sistema de normatização que proporciona unidade e identidade a uma marca – seja uma instituição, empresa, e até mesmo a uma pessoa (marca pessoal).

O objetivo da identidade visual é, portanto, conectar-se em todas as nuances com o público, facilitando a identificação e permitindo o reconhecimento e valorização nos momentos de tomada de decisão.

Exemplos:

Grandes marcas com o banco Itaú e a Coca-Cola costumam ser exemplos fáceis e ideais para compreendermos o fenômeno. As duas marcas podem fazer peças publicitárias que mal citam o nome, mas somente as cores (o laranja do Itaú e o vermelho da Coca-Cola) já fazem o público saber do que se trata.

As duas marcas também conseguem criar um sentimento muito específico: se a instituição bancária consegue transmitir o senso de segurança e credibilidade, a marca de refrigerantes transmite a ideia de felicidade e satisfação com a vida. Repare como a fonte das letras é sempre a mesma, em todas as peças publicitárias: isso também é importante.

Desta forma, quando uma pessoa se depara com uma dessas marcas, ela tende a não hesitar em confiar na compra de um produto ou serviço.

Então, como a minha empresa pode vender mais?

Se a sua empresa tem um bom trabalho de identidade visual, com cores adequadas, tipografia na publicidade (e até mesmo na comunicação oficial), entre outras medidas, você verá alguns resultados gradativos.

Primeiro, sua marca passa a se diferenciar de maneira mais sólida em relação às marcas concorrentes. Só de olhar, as pessoas vão associar as cores e o logo à marca.

Alinhado a isso, vem a credibilidade: a identidade visual permite que a marca seja associada à solidez, segurança e organização – mesmo que o público sinta isso inconscientemente. Por fim, é a identificação que finalmente permite a fidelização de clientes. As pessoas que se identificam com a sua marca passam a confiar em seus produtos ou serviços, e se tornam consumidores frequentes. Ter compradores fiéis, além de garantir uma venda frequente, também estimula uma das formas mais eficazes de marketing: o “boca a boca”. Afinal, o cliente apaixonado sempre vai indicar a sua marca para outras pessoas.