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5 exemplos de trabalho em equipe para aplicar na empresa

13/03/23

A realização de um bom trabalho em equipe é fundamental para que uma empresa obtenha sucesso. Seja uma equipe que atua in loco, seja uma equipe trabalhando remotamente, é possível realizar ações de estímulo e fortalecimento da equipe.

A forma de melhorar o trabalho em equipe varia muito conforme a realidade de cada empresa, mas o fato é que sempre podemos aprender e nos inspirar no trabalho de outras equipes. Afinal, a simples formação de equipes já traz desafios às organizações na hora de dividir o trabalho e de fazer com que a soma de 1+1 seja sempre mais do que apenas 2.

Encontramos diferentes histórias de empresas do exterior e do Brasil que podem servir de inspiração. Confira abaixo! Depois, é só adaptar para o que fizer sentido para melhorar o trabalho em equipe da sua empresa.

1- O conceito da Caterpillar

O conceito de trabalho em equipe é o ponto inicial que as empresas devem trabalhar. Se prestarmos atenção, cada organização tem um conceito diferente, e isso pode fazer toda a diferença na hora de buscar soluções.

Na Caterpillar, o conceito é: “ajudamos no sucesso um do outro”. O texto que norteia as orientações do trabalho em equipe continua dizendo:

“Somos uma equipe, compartilhando talentos únicos para ajudar aqueles com quem trabalhamos e convivemos. A diversificação de pensamento e tomada de decisões fortalece nosso time. Respeitamos e valorizamos pessoas com opiniões, experiências e conhecimentos diferentes. Esforçamo-nos para compreender o todo, e então fazer nossa parte. Sabemos que, quando trabalhamos juntos, produzimos resultados melhores do que poderíamos alcançar sozinhos”. (tradução própria)

Assim, os princípios que a Caterpillar segue já partem de pressupostos importantes, que estimulam a colaboração e o trabalho participativo.

2- A experiência da Google

Na Google, alguns anos atrás, uma pesquisa ensinou os líderes da empresa, e agora podem ensinar a todos nós. Foi em 2012 que a empresa criou o “Projeto Aristóteles”, que visava fazer entrevistas com centenas de funcionários para analisar o comportamento das pessoas em inúmeras equipes. A conclusão foi esta: nas equipes mais desenvolvidas, as pessoas mostram sensibilidade e escutam os outros.

Um acontecimento citado nesta experiência foi de um gerente que decidiu contar à equipe sobre seu diagnóstico de câncer. Essa atitude aumentou a confiança das pessoas, especialmente porque todos passaram a dividir histórias de vulnerabilidade entre si. A partir disso, consolidou-se na empresa a ideia de “segurança psicológica”: o principal fator para construir um time de sucesso, segundo a Google. Afinal, é preciso que as pessoas de uma equipe possam sentir segurança de arriscar nas relações interpessoais – o que é muito mais fácil quando todos se conhecem mais profundamente.

3- Os encontros da Pixar

Foto: Bill Abbott – Flickr

A Pixar é uma empresa cheia de histórias e exemplos a serem estudados, e que já foram publicados em livros e recontados em diversos momentos. Uma delas tem relação com o início das operações, na época em que Steve Jobs fundou a companhia.

Ainda na década de 1980, Jobs decidiu que o local de trabalho seria um único e grande escritório, com um espaço vazio no meio. A ideia era colocar pessoas de diferentes culturas de trabalho para atuarem juntas. A ideia de escritórios separados era vista como um problema de design, e o centro do átrio passou a ser o local de encontro, com os locais de reunião e cafeteria, entre outras coisas. Isos forçou as pessoas a se encontrarem com mais frequêcia.

Segundo o cineasta Brad Bird, “quando as pessoas se encontram e fazem contato visual, as coisas acontecem”. Com isso, o ambiente passou a ter mais criatividade dos funcionários.

4- Os anúncios da Clearsale

No Brasil, a empresa de prevenção de fraudes em comércio eletrônico Clearsale tem uma boa história de trabalho em equipe no que diz respeito a anunciar vagas de emprego. Com dificuldades de encontrar pessoas adequadas à proposta da empresa, os anúncios de vagas passaram a ser mais “honestos”. Eles passaram a ser escritos assim: “procuramos excelentes estatísticos que gostem mais de pessoas do que de estatística”.

Aos poucos, e com bons feedbacks e um trabalho de desenvolvimento pessoal, a empresa conquistou mais espaço no mercado.

5- A cultura organizacional da Nubank

Por fim, vale citar a cultura organizacional da Nubank, uma das fintechs mais famosas do Brasil, chegando a ser considerada a terceira empresa mais inovadora da América Latina. Segundo a cofundadora da empresa, foi a cultura organizacional que levou a empresa aos bons resultados.

Entre as principais características, estão coisas como a presença do food truck às sextas-feiras para diversificar o almoço, ausência de dress code com exigências de vestimenta, espaços de relaxamento e foco em diversidade nas equipes.

Essa cultura é atrelada ao tratamento humanizado no atendimento ao cliente, já que não existe nenhum atendimento completamente informatizado: o cliente sempre será atendido por alguém.