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Podcast na crise: como usá-lo para manter as vendas

10/12/20
Podcast na crise: como usá-lo para manter as vendas

Vale a pena fazer podcast na crise? A resposta é sim, e nós podemos explicar.

A economia brasileira e mundial não está indo muito bem, e não deve se recuperar tanto em 2021. De acordo com o boletim Focus, divulgado pelo Banco Central, a economia brasileira deve encolher 4,66% (estimativa de novembro), e o crescimento em 2021 deve ser de 3,31%, embora a OCDE preveja apenas 2,6%. Enquanto isso, o IPCA (índice de inflação) aumentou para 3,25% de expectativa para 2020 e 3,22% em 2021.

Com isso, os negócios precisam se preparar: economia, investimentos mais calculados e muita criatividade são exigências do momento, e os podcasts podem ser ótimos aliados da sua marca!

Custo baixo

Sem dúvidas, uma das maiores vantagens de se produzir podcast na crise está no custo baixo e no retorno que ele traz. Os softwares de edição de áudio são mais baratos (quando não gratuitos!), a forma de gravar permite entrevistas remotas e até mesmo equipes gravando de casa, e a rapidez com que é possível produzir podcasts torna o conteúdo mais dinâmico! Aliado ao fato de que é possível fazer bons podcasts com microfones e equipamentos caseiros (embora haja itens profissionais), o podcast pode ser uma forma mais barata de produzir conteúdo!

É claro que, quanto mais se investir na produção, melhor será: editores profissionais garantem uma qualidade maior, e microfones profissionais permitem mais qualidade de som. Mesmo assim, os custos continuam sendo mais baixos.

Proximidade

Ao manter a produção de podcast na crise, sua marca poderá garantir mais proximidade com o público. Ao falar “no ouvido” do cliente (que geralmente ouve de fone), você passa a fazer parte do dia a dia dele. Assim, sua marca garante presença em diversos momentos, já que o podcast geralmente é escutado durante a realização de outras tarefas do dia a dia.

Fidelização

Se tem uma coisa que salva muitas marcas de períodos de crise é a fidelização de clientes. O público que não abre mão do seu produto ou serviço certamente fará toda a diferença nos difíceis momentos de queda nas vendas. Como o podcast tem o poder de agregar os clientes fiéis em um ponto de convergência, manter um podcast ajuda a criar e manter essa comunidade fiel.

Conteúdo para um estilo de vida

Uma marca de suplementos alimentares certamente vai querer montar um podcast sobre treino e vida saudável – ou patrocinar podcasts já existentes! Enquanto isso, uma loja on-line de produtos esotéricos pode ensinar as pessoas a construírem ambientes mais positivos por meio dos conteúdos de podcast. Um serviço de streaming de filmes certamente vai se interessar em agregar o público cinéfilo e apaixonado pelo tipo de filme que é lançado nesta plataforma.

O trabalho de marketing de qualquer marca deve passar pelo incentivo e defesa do estilo de vida que leva as pessoas ao consumo daquele produto ou serviço. Como diversas pesquisas apontam, o ouvinte de podcast tende a consumir produtos anunciados nos programas de áudio, especialmente quando eles têm relação com a temática abordada. Por isso a produção de podcast na crise pode ser fundamental para fazer com que sua marca seja fundamental na vida do público mais fiel, fazendo com que ele não deixe de lado esse consumo mesmo diante de um cenário desfavorável.