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7 motivos para investir em um podcast para sua empresa

15/02/19

Segundo maior mercado de podcast do mundo, Brasil oferece oportunidades para você e sua marca

Você ouve podcast? Ou, melhor ainda: já pensou em ter o seu próprio “programa de rádio na internet”? Apesar de ser uma atividade solitária e realizada por muitos brasileiros em silêncio, enquanto realizam outras atividades com fones de ouvido nas orelhas, ouvir podcast se tornou um hábito de muitas pessoas, oferecendo assim novas oportunidades às marcas e empresas – seja em forma de anúncios em podcasts existentes, ou criando seus próprios conteúdos. Depois de ler este artigo, você vai querer criar um podcast para sua empresa!

Muitos podem achar que os podcasts são uma mídia ainda incipiente, mas não é o que dizem os números. Segundo um artigo do Blubrry, comunidade e diretório de podcasts, o Brasil teve um crescimento enorme no número de downloads, saindo do 13º para o 2º lugar do mundo no ranking de países a consumir a mídia, após um crescimento médio anual de 127%. Hoje, o Brasil tem mais downloads de podcasts do que Reino Unido e Austrália juntos.

Ainda segundo o artigo, os brasileiros somaram mais de 110 milhões de downloads de podcasts em 2018, tendo crescido 33% em relação a 2017. Enquanto isso, os países do Top 5 tiveram quedas de 3% a 12% neste mesmo ano: Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Austrália. É claro que o maior país da América do Sul ainda não chega perto do primeiro colocado: os Estados Unidos somam mais de 660 milhões de downloads, ou seja, seis vezes mais. Mesmo assim, os números tupiniquins são impressionantes.

Recentemente, outro acontecimento também chamou a atenção: o Spotify, plataforma de consumo de música e podcast, comprou duas empresas: a Gimlet Media (focada em produção de conteúdo nesta mídia), e a Anchor (dedicada a tecnologias e publicações dos programas de áudio). Além disso, em fevereiro de 2019 a plataforma registrou lucro pela primeira vez desde a sua criação. O CEO do Spotify também afirmou que espera que a plataforma será responsável, em breve, por 20% do consumo de conteúdo não musical, entrando em uma competição com outras formas de entretenimento.

Dá pra perceber que já passou da hora de fazer investimento nesse tipo de mídia!

Mas por que vale a pena investir em um podcast para sua empresa? Confira algumas vantagens importantes.

1- Mesmo com o tamanho, ainda tem espaço para profissionalizar

Imagine o oceano azul que uma empresa pode encontrar em um ambiente dominado por produtores de conteúdo dedicados que ainda não faturam com seus programas de áudio. Ao contrário dos Estados Unidos, onde a produção de podcasts é muito conectada a emissoras de rádio, o Brasil atingiu os números que possui com base em muitos trabalhos ainda informais. Assim sendo, são poucas as empresas a investir na mídia, o que torna as possibilidades ainda maiores: no mundo dos negócios, sai ganhando quem chega primeiro.

2- Baixo custo de produção

Diferente de um canal de vídeos no Youtube, que requer equipamentos caros e equipe especializada, a produção de um podcast para sua empresa requer menos pessoas, menos equipamentos, e pode ser feita de maneira mais ágil. Por exigir apenas captação de áudio, não há necessidade de se preocupar com a luz, roupas ou outros pormenores que fazem total diferença no vídeo. Um ótimo incentivo para produzir um podcast para sua empresa!

3- Alcance móvel – e condizente com a rotina atual

Enquanto que assistir vídeos e ler artigos demanda atenção exclusiva, o consumo de podcast pode ocorrer em muitas outras situações da rotina de quem é ocupado com os tantos afazeres exigidos atualmente. É possível ouvir um podcast quando se está no transporte público ou dirigindo um carro, limpando a casa ou fazendo compras. Isso significa que cada vez mais pessoas estarão dispostas a ouvir podcasts. E ao contrário de outras formas de entretenimento e consumo de informações, que podem sofrer diminuições ou ganhar novos concorrentes, o podcast tem menos potencial de perder ouvintes.

4- Nicho

Todos já sabem da importância de se ter um nicho e trabalhar com ele. Em tempos de excesso de informações, não é possível querer falar com todo mundo. Conhecer seu público e saber se comunicar com ele já se tornou lugar-comum e obviedade no marketing. E o podcast tem justamente o poder de criar uma comunicação focada em um público. Com isso, as energias que a sua marca gasta com marketing são totalmente condensadas em um alvo específico, capaz de te dar mais retorno com menos investimento. Isso é possível tanto em um podcast próprio quanto em ações realizadas em parceria com podcasts que tenham o mesmo público-alvo.

5- Formatos variáveis

Debates, entrevistas, conversas informais, documentário, narração. Existem estas e muitas outras formas de desenvolver um formato para seu podcast. A estrutura de cada episódio também permite que, com uma equipe criativa, sejam feitas coisas novas e formas variadas de apresentar o conteúdo. É uma escolha importante, tanto na hora de anunciar em um podcast ou criar o podcast para sua empresa.

imagem: freepik

6- Público fiel

Quando alguma pessoa fala em um podcast, ela está falando – literalmente – no ouvido das pessoas. A proximidade que isso gera é extremamente forte e impactante. Por isso, e também devido ao fato de o podcast poder ser voltado a um único nicho, o tendência de se criar um público fiel é muito maior do que qualquer outra mídia. Isso significa que o público ouvinte de podcast tem um grau de fidelidade muito maior do que a média do consumidor de vídeos, por exemplo. Assim, os gastos com divulgação do podcast tendem a dar mais retorno.

7- Além de fiel, o ouvinte de podcast compra

Segundo a última PodPesquisa, principal pesquisa sobre podcasts no Brasil, realizada pela Associação Brasileira de Podcasts em parceria com a Rádio CBN, mais de 60% dos ouvintes declararam já ter comprado ao menos uma vez um produto ou serviço anunciado em um podcast. Na mesma pesquisa, 61,4% das pessoas disseram dar mais atenção a anúncios em podcasts quando o produto anunciado tem relação com o tema do episódio. Mais de 50% afirmaram também dar atenção quando se trata de um produto de qualidade, e 43% disseram que um motivo de valorizar o anúncio é o desconto oferecido aos ouvintes (as respostas para esta pergunta eram múltiplas, por isso os números somam mais de 100%). Estes dados já mostram muito do comportamento, e provam que quem ouve podcast tende a comprar o que é anunciado em maior proporção do que a maioria das mídias.