As marcas que investem em podcasts, seja como anunciantes ou como produtoras, viram o consumo dos programas de áudio cair consideravelmente devido às medidas de restrição contra a pandemia da Covid-19. Enquanto isso, uma pedra no sapato de muitos anunciantes continuava a assombrar as marcas: a dificuldade de medir a audiência dos programas.
Agora, os dois problemas parecem ter sido amenizados: ao mesmo tempo em que as pessoas voltaram a consumir mais podcasts, novas estratégias de medição de audiência começam a ser colocadas em práticas.
No final do mês de julho de 2020, a plataforma Spotify (principal serviço de streaming para consumo de podcasts) declarou que o número de horas de podcasts consumidas na plataforma havia voltado ao patamar pré-pandemia. A empresa, que perdeu €356 milhões durante o ápice do distanciamento social, mesmo com aumento no número de assinantes, afirmou que a mudança de hábitos em tempos de quarentena fez com que as pessoas deixassem os podcasts de lado, ainda que o número de ouvintes ativos de podcast continue aumentando expressivamente na América Latina. Os números são do portal The Verge.
Segundo o Podtrac, que faz medição de audiência de podcasts, o número de ouvintes únicos de podcasts havia caído 20% em março, mas voltou a crescer cerca de 13% por semana desde maio, conforme as pessoas voltaram a se movimentar pelas cidades ou adequaram o podcast à nova rotina de home office. Nos Estados Unidos, a expectativa é de que os anúncios em podcast aumentem em 2020 a despeito da crise, com possibilidade de ultrapassar a marca de US$1 bilhão em receita em 2021, já que o número de ouvintes aumenta a cada dia, segundo matéria da WWD.
Marcas que anunciam em podcasts sempre tiveram dificuldade em entender quantas pessoas escutaram seus anúncios. No caso dos produtores de podcast, o mesmo pode-se dizer sobre ouvintes dos programas. Mas isso parece estar com os dias contados. Segundo o site AdExchanger, o aumento do consumo de podcasts via streaming, em detrimento dos downloads, vem melhorando a maneira de saber quantas pessoas ouvem os anúncios.
Nos Estados Unidos, a perda de ouvintes por parte da Apple (baseada em downloads) e o aumento via serviços de streaming (capitaneados pelo Spotify) tem permitido que as marcas saibam quantos ouviram o ponto específico do podcast. A reação da Apple foi abrir mais dados de analytics de suas plataformas.
Além disso, com o surgimento da tecnologia de Streaming Ad Insertion (SAI) no Spotify, as marcas passam a ter dados demográficos do público alcançado, bem como números de impressões, frequência, alcance e mais. A tecnologia funciona, a princípio, com os podcasts exclusivos, mas deve abranger outros programas após consolidar-se.
Com tudo isso, os podcasts aumentam e se consolidam no mercado, seja para marcas que buscam novos meios de atingir o público com publicidade, seja para aquelas que desejam aumentar o engajamento do consumidor. Os acontecimentos recentes apenas comprovam que a pandemia do novo coronavírus causa crises temporárias e acelera processos de mudança que já estavam para ocorrer.
Desta forma, é possível que uma marca opte por anunciar em programas de podcast focados em seu público-alvo, ou por criar seu próprio podcast, e assim conquiste ainda mais respeito e confiança do público.
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