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Podcast volta a crescer e ganha melhorias na medição de audiência

18/08/20
Podcast volta a crescer e ganha melhorias na medição de audiência

As marcas que investem em podcasts, seja como anunciantes ou como produtoras, viram o consumo dos programas de áudio cair consideravelmente devido às medidas de restrição contra a pandemia da Covid-19. Enquanto isso, uma pedra no sapato de muitos anunciantes continuava a assombrar as marcas: a dificuldade de medir a audiência dos programas.

Agora, os dois problemas parecem ter sido amenizados: ao mesmo tempo em que as pessoas voltaram a consumir mais podcasts, novas estratégias de medição de audiência começam a ser colocadas em práticas.

Público volta a ouvir podcasts

No final do mês de julho de 2020, a plataforma Spotify (principal serviço de streaming para consumo de podcasts) declarou que o número de horas de podcasts consumidas na plataforma havia voltado ao patamar pré-pandemia. A empresa, que perdeu €356 milhões durante o ápice do distanciamento social, mesmo com aumento no número de assinantes, afirmou que a mudança de hábitos em tempos de quarentena fez com que as pessoas deixassem os podcasts de lado, ainda que o número de ouvintes ativos de podcast continue aumentando expressivamente na América Latina. Os números são do portal The Verge.

Segundo o Podtrac, que faz medição de audiência de podcasts, o número de ouvintes únicos de podcasts havia caído 20% em março, mas voltou a crescer cerca de 13% por semana desde maio, conforme as pessoas voltaram a se movimentar pelas cidades ou adequaram o podcast à nova rotina de home office. Nos Estados Unidos, a expectativa é de que os anúncios em podcast aumentem em 2020 a despeito da crise, com possibilidade de ultrapassar a marca de US$1 bilhão em receita em 2021, já que o número de ouvintes aumenta a cada dia, segundo matéria da WWD.

Streaming pode ajudar na medição da audiência

Marcas que anunciam em podcasts sempre tiveram dificuldade em entender quantas pessoas escutaram seus anúncios. No caso dos produtores de podcast, o mesmo pode-se dizer sobre ouvintes dos programas. Mas isso parece estar com os dias contados. Segundo o site AdExchanger, o aumento do consumo de podcasts via streaming, em detrimento dos downloads, vem melhorando a maneira de saber quantas pessoas ouvem os anúncios.

Nos Estados Unidos, a perda de ouvintes por parte da Apple (baseada em downloads) e o aumento via serviços de streaming (capitaneados pelo Spotify) tem permitido que as marcas saibam quantos ouviram o ponto específico do podcast. A reação da Apple foi abrir mais dados de analytics de suas plataformas.

Além disso, com o surgimento da tecnologia de Streaming Ad Insertion (SAI) no Spotify, as marcas passam a ter dados demográficos do público alcançado, bem como números de impressões, frequência, alcance e mais. A tecnologia funciona, a princípio, com os podcasts exclusivos, mas deve abranger outros programas após consolidar-se.

Consolidação do podcast

Com tudo isso, os podcasts aumentam e se consolidam no mercado, seja para marcas que buscam novos meios de atingir o público com publicidade, seja para aquelas que desejam aumentar o engajamento do consumidor. Os acontecimentos recentes apenas comprovam que a pandemia do novo coronavírus causa crises temporárias e acelera processos de mudança que já estavam para ocorrer.

Desta forma, é possível que uma marca opte por anunciar em programas de podcast focados em seu público-alvo, ou por criar seu próprio podcast, e assim conquiste ainda mais respeito e confiança do público.

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