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Por que a sua empresa precisa de Design Estratégico e como começar agora!

19/03/20

Você já contratou um serviço de Design Estratégico para a sua empresa? Ou será que nunca acreditou que precisava? Muito provavelmente, você já utilizou os conceitos do Design Estratégico, mesmo sem saber. No entanto, uma coisa é certa: contratar este tipo de serviço pode ser a chave para que sua empresa fique mais forte e suas vendas deem mais resultados. Se você quer entender os motivos para isso, continue a ler este artigo!

Design Estratégico: o que é e por que deve ser implementado

Damos o nome de Design Estratégico ao conjunto de ferramentas possíveis dentro do design que permitem ir além do simples objetivo estético. Isso significa que o design “puro” visa criar logomarcas, imagens e identidades visuais focadas apenas na estética.

O objetivo desta nova forma de enxergar o design é acabar com as questões subjetivas do design tradicional, garantindo assim que a linguagem e o direcionamento da marca sejam específicos para um objetivo a ser alcançado, bem como o público a ser atingido.

O motivo para o design ter evoluído dessa forma se explica pelo aumento da competitividade no cenário atual, bem como a necessidade cada vez maior de as empresas se aproximarem do seu público.

Portanto, a implementação desse conjunto de estratégias leva a marca a se sobressair diante dos concorrentes, além de atingir o público de forma mais efetiva e perene.

Como o Design Estratégico é aplicado

A forma de aplicar esse tipo de design, na verdade, se dá com a combinação de uma série de estratégias preexistentes, que simplesmente foram combinadas para gerar mais resultados. Aqui na ISSOaí Design, dividimos a implementação do Design Estratégico (seja em um processo de rebranding, branding ou desenvolvimento de redes sociais, por exemplo) se dá com base em três pilares ou etapas:

1- Imersão: com base no máximo de informação que conseguimos adquirir acerca da empresa, do público, mercado e o que mais for preciso, passamos a entender profundamente o negócio.

2- Desenvolvimento e teste: a criação de estratégias, imagens, logos e o que mais for necessário se dá em forma de testes e experimentações. Neste momento, as propostas de criações ocorrem de forma a garantir que a marca consiga mostrar em suas imagens e estratégias de marketing tudo aquilo que ela realmente é.

3- Implementação: após os testes, a implementação da solução é feita de modo cuidadoso.

Os benefícios do Design Estratégico:

Existem muitos benefícios que que o Design Estratégico é capaz de oferecer de forma muito mais pujante e impactante.

1- A marca se destaca e se diferencia

Com um design focado nos objetivos verdadeiros, a marca passa a se diferenciar ainda mais da concorrência, o que a leva a conquistar mais interesse e fidelização.

2- Maior coerência

Quando uma marca é criada ou recriada com base no Design Estratégico, ou ao menos sua comunicação visual é estabelecida, começa a haver mais coerência entre o que a marca é e como ela chega até os consumidores, o que torna sua mensagem muito mais assertiva.

3- Resultados financeiros

Com essas medidas, um dos principais resultados é, obviamente, o financeiro. Tanto os custos tendem a reduzir quanto as vendas tendem a aumentar. A redução de custos ocorre porque o Design Estratégico, ao exigir um conhecimento profundo da marca, reduz o tempo e energia gastos para a criação de novos produtos ou campanhas. Além disso, a tendência é justamente aumentar a venda e obter mais fidelidade dos clientes.

Só isso já é motivo para começar agora mesmo a aplicar o Design Estratégico na sua empresa.

Quer entender mais sobre o assunto?

Entre em contato conosco aqui na ISSOaí Design!