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Usar ChatGPT para SEO VS Fazer SEO no ChatGPT – entenda!

18/07/23

A Inteligência Artificial (IA) é algo novo e que ainda assusta muita gente, mas uma coisa é fato: ela veio para ficar e transformar nossas vidas! E o melhor que podemos fazer é aceitar e aprender como utilizar essa tecnologia de forma positiva. Por isso, é importante utilizar a Inteligência Artificial a seu favor, sempre com cuidado e sabendo que, sim, ela pode cometer erros!

Um dos segredos para o uso da IA é desenvolver formas inteligentes de realizar os comandos, ou seja, saber “o que pedir” para que ela faça algo que realmente dê resultado. Muito mais do que apenas pedir para que o “robô” faça o trabalho para você, o ideal é aprender a trabalhar em conjunto e fazer com que essa tecnologia facilite e melhore o seu trabalho – e estamos falando de uma IA específica: o ChatGPT.

No entanto, uma nova tendência começa a surgir: a ideia de que há uma forma de fazer SEO para o ChatGPT. Assim sendo, decidimos explicar um pouco melhor a diferença entre usar o ChatGPT para melhorar o SEO do seu conteúdo, e começar a trabalhar no SEO do próprio ChatGPT (uma tendência que ainda deve ganhar força).

ChatGPT para SEO – como usar a seu favor!

Se você pedir para o ChatGPT, ele fará um texto sobre basicamente qualquer conteúdo. Peça para que ele escreva “5 parágrafos sobre canetas marca-texto”, e ele certamente fará um texto satisfatório.

No entanto, quando o assunto é SEO (Search Engine Optimization), é necessário orientar a inteligência artificial para que a palavra-chave seja repetida. Para exemplificar, confira abaixo as imagens de uma pesquisa sobre fraldas geriátricas (produto) que utilize como palavra-chave o termo “fraldas para idosos”.

A partir do texto pronto, é importante notar algumas questões:

1- Mesmo que tecnicamente excelente, o texto segue um modelo que parece de redação de vestibular. Cabe a um redator humano deixá-lo um pouco mais fluido, com referências diferentes e elementos que deixem o texto com a “cara” da sua marca.

2- O texto também é bastante frio, e de fato parece ter sido escrito por um robô. Nessas horas, elementos de oralidade e outras características literárias podem tornar o texto menos formatado. Sabe quando você liga para o seu banco e é obrigado a falar com um robô? No fundo, o que você mais quer é ter seu problema resolvido por um ser humano, sem precisar dizer seu nome e CPF pausadamente de maneira tola. Pois é! Com os textos é a mesma coisa: ninguém quer ler algo escrito pela frieza da máquina, e sim por mãos verdadeiras.

SEO para ChatGPT – uma tendência para deixar anotada

Em entrevista para o Valor Econômico, o “guru” do Marketing Digital Neil Patel comentou suas perspectivas para o uso da inteligência artificial.

Segundo ele, a IA está sendo superestimada para o curto prazo, mas subestimada para o futuro – já que ele considera que as mudanças da IA serão grandiosas conforme ela for melhorando. Segundo a entrevista, ChatGPT e Google são os líderes em IA.

Ainda na entrevista, Patel explica que existe a possibilidade de otimizar o ChatGPT (e também, podemos presumir, outras IAs) para recomendar sua marca, o que seria uma forma de “SEO para ChatGPT” (em vez de ChatGPT para SEO, como exemplificamos acima). O especialista diz: “É novo, leva tempo. Isso não acontece da noite para o dia”.

Por isso, quando alguém perguntar qual a melhor empresa para realizar o serviço que você oferece, ou qual a principal marca do seu produto, é possível que o “robô” indique sua marca. Isso vai exigir estratégias que podem passar pela alimentação da IA ao longo do tempo, bem como pela coleta de dados das pesquisas realizadas, o que pode ser fundamental nas estratégias de marketing especialmente com a queda na coleta de “cookies”, os dados de navegação cada vez mais reduzidos em função de políticas de privacidade.

Por enquanto, é uma tendência para ficar de olho!