A sigla SEO (pronuncia-se “ésse, ih, ôw”) significa Search Engine Optimization (Otimização para Motores de Busca, em inglês), e é o termo utilizado para todas as estratégias que podem ser utilizadas para facilitar os serviços de busca (sendo o Google líder absoluto no mundo) a encontrarem um determinado site quando se procura por algum termo.
Esse conjunto de estratégias tem o objetivo de informar a inteligência artificial do Google (e dos outros sites de busca), que “mapeia” a internet constantemente para encontrar todas as páginas e sites que são criados.
Existem mais de 200 fatores de rastreamento, indexação e exibição dos resultados, e esses fatores se combinam e influenciam um ao outro, gerando uma enorme quantidade de possibilidades, e que variam também conforme a pessoa que faz a busca, já que a localização, idioma e até mesmo hábitos de pesquisa de um usuário podem influenciar nos resultados, já que o mecanismo de busca também considera as características do usuário.
Isso significa que qualquer site, blog ou landing page precisa de muito mais do que apenas textos e informações: é preciso “ensinar” os robôs do sistema de busca a encontrarem um determinado artigo, e existem muitas formas de fazer isso.
Existem algumas formas básicas de melhorar a posição do seu site no ranking do Google. Então, se a ideia é melhorar o SEO e utilizá-lo a seu favor, confira algumas medidas importantes.
Quando você vai colocar uma imagem no seu site, existe sempre a possibilidade de preencher espaços como a legenda da imagem, descrição e texto alternativo. Ao montar um site, o programador terá como adicionar um sistema de segurança chamado SSL, o que é considerado pelo Google na hora de preferir páginas (ele quer encontrar sites seguros). Além disso, os textos podem ter títulos e subtítulos, e que devem contar a palavra-chave, ou seja, o termo principal do texto. Esse termo será mais eficaz quanto mais ele for digitado nas buscas: é por isso que um texto chamado “Filmes baseados em livros” provavelmente será mais visitado do que um chamado “Adaptações literárias no cinema” (embora o mesmo texto possa ter esse trecho em sua escrita para atingir o público que busca por palavras mais difíceis).
Por isso é importante sempre levar em conta o que as pessoas buscam na internet, e usar essas palavras para descrever imagens, legendar fotos e oferecer o máximo de elementos para que o mecanismo de busca “encontre” o seu site.
Pode ser que você já tenha encontrado, em uma pesquisa no Google, algum site sem um bom trabalho de SEO. Caso o conteúdo seja realmente bom e responda às perguntas de forma eficaz, então o Google vai saber disso e dar preferência. Isso acontece após um tempo em que o sistema de buscas identifica que as pessoas, ao entrarem num determinado site, realmente leem o que está lá, e se sentem satisfeitas com o conteúdo!
Portanto, o fato de um conteúdo ser realmente bom (seja em forma de texto, vídeo, imagens…) vai auxiliar nas visitas. Se isso vier acompanhado de outras estratégias, o processo é ainda melhor.
Pode ter certeza: se um site for lento e tiver uma navegabilidade difícil (com links escondidos, sem menu ou letras ruins), o mecanismo de busca vai perceber e entregar menos nas pesquisas. Isso acontece porque os usuários tendem a ficar pouco tempo no site e ir embora, registrando para a plataforma que não encontraram aquilo que buscavam. Por isso, investir em rapidez e design de qualidade é fundamental!
Além disso, outro fator que faz diferença em um texto ou landing page são os links de referência. Se um texto com informações tiver links que redirecionam para conteúdos já considerados de ótima qualidade, ele “entende” que o conteúdo tem boas fontes.
Existem muitas outras estratégias de SEO, e muitas formas de melhorar a performance de um site. Você viu alguns deles e ainda aprendeu um pouco mais sobre o que é a sigla SEO.
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