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Otimização de site: como ter mais visitas

19/11/21

Se o site do seu empreendimento ou empresa tem poucos visitantes mensais, você precisa investir em uma otimização de site! Esta é a palavra chave para conquistar mais visitantes e, consequentemente, aumentar o potencial de novos clientes.

Otimizar um site consiste em lançar mão de diversos mecanismos possíveis para que a sua página seja mais rápida, mais facilmente encontrada, com mais chamadas de venda, e com elementos mais atrativos para que um visitante se converta em um cliente.

Para isso, decidimos listar algumas etapas da otimização de site. Assim você pode verificar quais ações ajudarão seu site a ter mais visitas – ou até mesmo vender mais com a mesma quantidade de visitas.

1- Rapidez: melhore o servidor e o layout

A velocidade com que uma página abre seu conteúdo aos visitantes é fundamental para manter mais pessoas no site. Considerando que a internet de muitos lugares ainda é lenta, é preciso que as páginas sejam leves e carreguem rapidamente, garantindo boa experiência do usuário. Para que isso ocorra, existem duas medidas importantes a serem revistas no processo de otimização: o layout, ou seja, o quanto as imagens são “pesadas”, e o servidor no qual seu site está hospedado, já que alguns são mais lentos e outros permitem que a página seja carregada mais rapidamente.

Para melhorar estes dois quesitos, busque refazer (ou melhorar) o design, e procure um servidor mais rápido, dentro do seu orçamento.

2- Faça um site responsivo

Sempre que se busca uma otimização de site, outro fator importante é o quanto ele é responsivo, ou seja: o quanto ele se adapta a diferentes equipamentos. Fale com os programadores do seu site e verifique como é o visual, a acessibilidade e o design quando acessado pelo smartphone, computadores, tablets e outros eletrônicos.

Como é o campo de pesquisa do site para quem acessa pelo smartphone? Como ficam as imagens na tela?

Ter um site responsivo garante que as pessoas poderão acessá-lo em diferentes situações e terão a mesma experiência de qualidade.

3- Link building e pequenos detalhes

Se você tem um site, certamente aplica as estratégias de SEO, certo? Usar palavras-chave, falar sobre temas relevantes e entregar informação de qualidade são fatores fundamentais. No entanto, existe um fator que ajuda seu site a ser mais facilmente encontrado nas pesquisas: a presença de links em outras páginas que direcionem a ele.

Portanto, “link building” é uma estratégia de ter outros sites citando e referenciando o seu! Você pode fazer “guest posts”, que são artigos publicados como convidado em outros portais, mas também pode fazer parcerias e até mesmo divulgar seus links por meio de releases para a imprensa.

Além do “link building”, a estratégia de otimização de site passa por pequenas mudanças que podem fazer toda a diferença: mudar o texto de uma página para algo mais vendedor, criar uma landing page para que possam baixar um e-book, e até mesmo mudar a cor de um botão para que ele seja encontrado mais facilmente. Outros detalhes que podem ajudar a melhorar a experiência do usuário são: criar novas seções (como uma categoria diferente no blog, por exemplo); facilitar o acesso à página de contato ou de “mídia kit”, se for necessário; e até mesmo inserir um texto com uma explicação que costuma ser a dúvida mais comum nas pessoas. Por isso é importante ter feedback dos usuários, para perceber o que pode tornar o site mais otimizado.