Artigo

O que é o WordPress e por que usá-lo?

23/10/21

Você já deve ter lido a palavra “wordpress” em algum lugar, e provavelmente foi em algum endereço na internet, sendo ele provavelmente um blog. Isso significa que WordPress é uma plataforma para se fazer um blog? A resposta é: “sim, mas não é só isso”.

Enquanto os blogs são formatos simples de página na internet, geralmente pessoais, a maioria das empresas e organizações necessita de um site completo. E o WordPress também pode ser uma plataforma para eles! Uma das diferenças é que os sites não terão a palavra no endereço do site, mas é claro que tem muito mais!

Neste artigo, você vai entender por que e como o WordPress é uma ferramenta extremamente útil e por que tantos sites são feitos com ela.

Não é um “construtor”

Existem alguns serviços na internet que são “construtores” de sites. Geralmente são espaços em que qualquer pessoa, mesmo leiga, poderá montar um site quase como se fosse um “quebra-cabeças”. O WordPress, no entanto, não é um construtor, e sim um “Sistema de gerenciamento de conteúdo” (ou CMS, na sigla em inglês). Isso significa que o Worpress é muito mais completo, mesmo que exija um pouco mais de conhecimento.

Mesmo com layouts prontos na plataforma do WordPress, sua maneira de funcionamento garante que as possibilidades de design e de inserção de páginas, por exemplo, sejam enormes. Isso significa que os campos com informações do site vão sendo preenchidos na plataforma, e depois será possível ver o design, o que indica que ele tem um sistema mais robusto para a construção de um site.

É possível fazer sozinho

Mesmo que pareça confuso a princípio, muitas pessoas conseguem fazer um site no WordPress apenas seguindo tutoriais e indicações.

Aqui, vale destacar que existem duas plataformas do WordPress: o WordPress.org, que permite a criação de sites com hispedagem própria e tem inúmeras opções, e o WordPress.com, este sim mais limitado e com hospedagem única, e mais fácil de se fazer, embora seja melhor para a criação de “blogs mais simples”.

Mesmo assim, o sistema WordPress possui opções de ferramentas que permitem que qualquer pessoa com tempo e disposição faça seu próprio site.

Seguro como uma casa própria

Antes de começar a montar um site no WordPress, é preciso garantir um serviço de hospedagem para o site. Pode parecer, a princípio, que é melhor a opção de um local com servidores próprios, mas a verdade é que não é.

Quando você tem um site chamado de “self-hosted”, ou seja, armazenado no servidor da plataforma, ele é como uma casa alugada em que não se tem liberdade para fazer o que quiser.

Pode ter certeza de que uma “casa própria” é melhor: ao comprar um plano de hospedagem próprio para o seu site, você pode ter um controle muito maior sobre o gerenciamento, segurança e otimização do site.

Hoje, mais de 40% dos sites no mundo todo utilizam o WordPress.

Usado por profissionais

Por fim, é fundamental compreender que o WordPress é o Sistema de Gerenciamento de Conteúdo preferido dos profissionais. Além de ter diversos benefícios e ferramentas de otimização, que podem ajudar o site a ficar ainda mais leve e fácil de ser encontrado, o WordPress tem um sistema que torna muito mais fácil atualizar dados, modificar, e até mesmo transferir para outro servidor, em caso de mudança.

Por isso, mesmo que um site no sistema WordPress seja possível de fazer sozinho, ele fica muito melhor quando realizado por profissionais experientes e que dominam as áreas de design e de programação. Nesse caso, você tem o melhor de dois mundos. O serviço de criação de sites da ISSOaí Design utiliza o WordPress, garantindo qualidade e eficiência.