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Como e por que produzir bom conteúdo – com exemplos

15/07/19
Como e por que produzir bom conteúdo – com exemplos. Neste artigo, você vai entender, com exemplos, a importância de se produzir bom conteúdo na internet das mais diversas formas.

Neste artigo, você vai entender, com exemplos, a importância de se produzir bom conteúdo na internet das mais diversas formas.

Todo mundo já sabe da importância de se investir no marketing digital e de garantir a presença online de qualquer negócio. Afinal, o uso das redes sociais e a presença da internet na vida das pessoas já está consolidado e é fundamental que os negócios sejam vistos pelas pessoas nestes ambientes. Mesmo assim, é sempre importante reforçar o quanto uma empresa deve produzir bom conteúdo para a internet, e mais do que isso: das mais diferentes formas possíveis!

Com isso, a sua marca poderá fortalecer a imagem e atrair novos clientes por meio do marketing de conteúdo combinado com outras estratégias do marketing digital, que compõe o seu processo de Inbound Marketing. MAS… QUÊ? Não entendeu? Fique tranquilo: vamos repassar estes conceitos antes de ir para uma explicação mais aprofundada sobre o conteúdo.

Diferentes conceitos para atrair novos clientes

Tudo o que uma empresa quer é vender mais, seja para novos clientes ou aqueles clientes fiéis, que sempre voltam. O termo Marketing Digital se refere a todas as estratégias de marketing feitas no meio digital. Até pouco tempo atrás, era necessário explicar a importância de qualquer empresa estar presente nos meios digitais, em vez de apostar apenas em propagandas e mídias offline, como folders, outdoors e anúncio em jornais e revistas. No entanto, hoje em dia todos já entendem a importância de fazer anúncios em redes sociais e utilizar-se de diferentes maneiras de chegar ao público por meio dos aparelhos eletrônicos conectados, como notebooks e smartphones. Para algumas pessoas, não se fala sequer em “marketing digital”, e sim em “marketing”, já que a presença de uma marca na internet está implícita, ou seja, junto com alguns investimentos offline serão feitos os investimentos online de qualquer maneira.

E o Marketing de Conteúdo? E o Inbound Marketing?

Marketing de Conteúdo é simplesmente uma das formas, dentro do Marketing Digital, de engajar o público e fazê-lo se relacionar de forma positiva com a sua marca. Enquanto você pode apenas fazer anúncios para tentar atrair o público, ou investir somente em redes sociais para levar pessoas ao seu e-commerce, por exemplo, é a produção de conteúdo que vai garantir uma base mais sólida nesse processo de atrair audiência. Seja em um blog, canal de vídeos ou podcast, este conteúdo produzido deve ajudar sua audiência a entender melhor sobre o seu negócio, escolher melhor os produtos, ou simplesmente se unir a outras pessoas com gostos em comum. Falaremos mais sobre isso ainda neste texto!

Inbound Marketing é o nome dado a estratégias de marketing de atração. Este conceito de marketing foi criado com o objetivo de fazer com que empresas não precisem interromper o público-alvo na tentativa de vender algo que não é certeza que ele deseja. O princípio dessa metodologia é compreender o público de tal maneira que a forma de se aproximar dele já traz as soluções que ele necessita, moldando a oferta e até mesmo o serviço de acordo com a realidade de cada cliente (em um processo que funciona muito bem especialmente nos negócios B2B – business to business).

Mas… não é tudo “a mesma coisa”?

Tecnicamente, Marketing de Conteúdo, Marketing Digital e Inbound Marketing são conceitos diferentes, mas todos eles englobam elementos que funcionam como “intersecções”. Por exemplo: quem produz conteúdo para atrair um público-alvo específico por meio de um blog, e oferece ao final do texto um produto para o leitor, está utilizando estratégias que pertencem a estes três conceitos ao mesmo tempo (é digital, é conteúdo, e está alcançando apenas quem precisa desse serviço, sem “incomodar” quem não busca por esse tipo de solução).

Portanto, muitas vezes não é preciso se preocupar com a nomenclatura daquilo que está sendo feito: o importante é pensar em quais estratégias e ferramentas serão usadas para atrair novos clientes, aumentar o valor da marca e promover uma mudança que faça sentido para o lugar que o seu produto ou serviço ocupa na sociedade.

Vamos entender um pouco melhor estas ideias:

1- Atrair novos clientes. É algo bastante simples e óbvio. Só assim as vendas poderão aumentar e o negócio poderá crescer.

2- Aumentar o valor da marca. Quando a sua marca é valorizada e respeitada, mais pessoas entendem a importância de consumir seus produtos, e reduzem quaisquer restrições e desconfianças do público. Uma marca de carros luxuosos, por exemplo, não precisa explicar sobre a qualidade do motor dos produtos que vende. Uma rede de restaurantes conhecida mundialmente não vai precisar convencer as pessoas de sua comida é boa, porque todos já sabem o que encontrarão por lá.

3- Promover a mudança. Quem vende produtos para animais de estimação vai desejar promover uma melhor qualidade na relação entre humanos e pets. Enquanto isso, cursos de idiomas defendem que as pessoas falem mais línguas para promover a união entre os povos. Quem vende produtos reciclados vai desejar educar as pessoas a serem mais conscientes em relação ao meio ambiente. Enfim, toda marca possui algum desejo de mudança, e seu conteúdo deve promover isso.

Então, chegamos à grande pergunta:

Por que produzir conteúdo?

Motivo 1:

Produzir conteúdo online é fundamental para a grande maioria dos negócios. E o principal motivo: é somente através do conteúdo que você apresenta que as pessoas vão dar valor à marca e ao serviço. Se compararmos marcas com pessoas, é como se a marca e a propaganda direta fossem a beleza física, e o conteúdo fosse a inteligência e o comportamento.

Ou seja: uma pessoa pode se sentir atraída pela sua marca apenas por um anúncio, mas vai se manter fiel caso o conteúdo encontrado tenha proximidade com aquilo que ela precisa. Como na vida afetiva, ninguém namora por muito tempo alguém que é bonito, mas que não combina no comportamento!

Motivo 2:

Produzir conteúdo vai ajudar seu público-alvo a ser o melhor consumidor. Imagine que você produz alimentos com matéria-prima orgânica porque sabe da importância desse tipo de produção. Fazer isso não vai adiantar de nada se as pessoas não souberem o quanto produtos orgânicos são importantes. Uma marca que está relacionada ao esporte provavelmente vai ter mais clientes quanto mais pessoas praticarem essa atividade, e por isso pode produzir bom conteúdo que ajude a formar mais pessoas praticantes de esportes.

Tem um outro motivo relacionado a ajudar o público-alvo: esclarecer dúvidas. Há produtos e serviços que precisam enfrentar preconceitos, por exemplo. Se é o caso da sua marca, é importante investir na produção de conteúdo que ajude a ampliar os conhecimentos do público.

Motivo 3:

A mídia tem cada vez menos produção de conteúdo. No mundo de hoje, sabemos o quanto os jornais e veículos vem sofrendo para se manter, enxugando redações e buscando novas formas de financiamento de suas estruturas. Aos poucos, eles vão se adaptando em um mundo em que o jornalismo é cada vez mais essencial.

Mesmo assim, muitas empresas podem se tornar fontes de informações e produção de conteúdo em suas determinadas áreas. Desta forma, uma empresa de tecnologia pode ter um espaço para comentar mudanças tecnológicas, e uma empresa de alimentação pode ajudar a fornecer dados sobre o tema ao público leitor. Em médio e longo prazo, uma marca pode até mesmo se tornar fonte para a imprensa, além de desenvolver o papel social que todos devemos ter com a democratização do acesso à informação.

Motivo 4:

Sua marca será mais facilmente encontrada nos sites de busca! Hoje em dia, são feitas mais de 100 bilhões de buscas todos os meses apenas no Google. Ao produzir um conteúdo 100% autoral, as empresas de buscadores (lideradas pelo Google) entendem que seus canais de comunicação (blog, site, etc) são relevantes para o usuário, e faz com que ele seja encontrado. Estes sistemas de busca privilegiam também a frequência com que um site ou outro canal é atualizado.

Estar bem ranqueado nas pesquisas traz aumento na visibilidade, crescimento do público orgânico e maior divulgação da marca, produtos e serviços. Ou seja, mesmo pensando apenas do ponto de vista técnico, uma empresa que busca ter um posicionamento digital forte, e não produz conteúdo original e com frequência acaba ficando para trás nas pesquisas realizadas, perde um potencial de de buscas mensais e deixa seu canal morto digitalmente. Falaremos mais sobre SEO mais abaixo.

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Então, COMO produzir bom conteúdo?

Quando se fala na maneira de se produzir conteúdo, a primeira coisa que vem à cabeça de muita gente é montar um blog e publicar textos. De fato, é um ótimo primeiro passo (você está lendo este texto em um blog, afinal). Mas existem muitas formas de se produzir bom conteúdo de forma a conquistar mais audiência e aumentar o valor da sua marca. Para isso, será preciso pensar no tipo de conteúdo e na mídia específica.

Definindo qual será o conteúdo

Primeiro, devemos entender que conteúdo não é necessariamente informação de qualidade: entretenimento e diversão também é conteúdo – desde que feita de forma inteligente. Depois, é preciso entender que não necessariamente o conteúdo precisa ser nativo para as suas plataformas, ou seja, ele pode ser feito em parceria com outros.

Vamos a alguns exemplos:

Um Youtuber de humor pode ser um ótimo parceiro de uma marca de tecnologia focada em jovens, por exemplo. Ele pode fazer, em parceria com a marca, algum conteúdo que faça o público pensar nos problemas que o produto resolve, de forma bem-humorada, e indicando o produto como algo que soluciona essas dores.

Uma marca de alimentos pode criar conteúdo de receitas, por exemplo, como forma de estimular seu público-alvo a utilizar estes produtos, mas também pode desenvolver receitas para publicar em sites de terceiros, em parcerias comerciais.

A marca Redbull, por exemplo, tem diversas ações que são exemplos de marketing de conteúdo: eles têm inúmeras parcerias com veículos e eventos de esportes radicais, o que a princípio não tem relação direta com a venda de energéticos, mas estimula a manutenção do estilo de vida intenso que a marca prega. Se tomarmos o exemplo da Redbull para a realidade de micro e pequenas empresas, podemos pensar, por exemplo, em uma papelaria que patrocina eventos e promove conteúdo de artistas, promovendo a dedicação às artes e assim estimulando um estilo de vida que condiz com os produtos vendidos.

Portanto, a primeira resposta à pergunta “como produzir conteúdo?” é esta: entenda o seu público-alvo, estude o que a sua marca pode fazer em prol das dores e dos problemas que ele enfrenta, e defina o tipo de informação (ou entretenimento) que vai ajudá-lo!

A “forma”: com que formato deve-se produzir conteúdo?

Vamos fazer um blog e dar dicas nas redes sociais? De fato, como já foi dito antes, fazer isso é uma ótima forma de começar a produzir conteúdo. Ter um site oficial com um blog atualizado é fundamental para qualquer empresa (salvo exceções, é claro). Mas quem acha que essa é a única opção de Marketing de Conteúdo está muito enganado!

Existem diversas formas de se produzir conteúdo, seja em parceria com outros sites e canais, seja nos canais da empresa. Vamos a eles e suas vantagens:

1- Textos:

Assim como este que você está lendo, os textos com conteúdo de qualidade são excelentes para congregar conteúdo no seu site, além de terem uma importância muito grande para deixar seu site bem posicionado nos rankings do Google: quanto maior a qualidade dos textos, mais visitas eles receberão. Utilizando as estratégias de SEO corretas, seu site (e consequentemente sua empresa) será facilmente encontrado por quem busca esse tipo de informação nas pesquisas do Google.

2- Vídeos:

Existem diversas pesquisas que reforçam o poder dos vídeos. Eles são utilizados por 81% das empresas dos Estados Unidos, e garantem a retenção de 95% das informações, comparadas com 10% do que está em formato de texto. As estatísticas também mostram que 72% dos usuários preferem obter conteúdo em vídeo. Em redes sociais, os vídeos geram 1200% mais compartilhamentos que imagens com textos. Os vídeos podem ser filmados, mas existem saídas que podem ajudar, como animações em motion design, por exemplo.

3- Infográficos:

Produzir conteúdo em forma de infográfico pode ser uma ótima forma de atingir mais pessoas. Além de serem consideravelmente fáceis de montar, os infográficos costumam atingir 65% da população, que costuma ser formada por pessoas visuais, ou seja, que compreendem algo com mais facilidade diante de gráficos, desenhos, setas e separações coloridas (elementos que costumam permear os infográficos). Não é todo tipo de conteúdo que se encaixa nesse formato, mas em alguns casos ele pode ser uma ótima solução.

4- Podcasts:

A produção de conteúdo em áudio possui inúmeras vantagens. Além de poder ser consumido em momentos diferentes do dia (no transporte ou durante outras atividades), o podcast garante que seu nicho de público estará muito mais engajado. Isso pode acontecer porque a formação de audiência dos “programas de rádio na internet” costuma gerar um público fiel que traz consigo um senso de comunidade mais forte. Além disso, eles possuem um baixo custo de produção. Quer saber mais fatores positivos do podcast? Confira neste texto que fizemos!

É isso!

Com estas informações, esperamos que você consiga repensar melhor no marketing digital da sua empresa, e assim possa traçar novas estratégias para produzir bom conteúdo! Se tiver alguma dúvida, ou se precisar de ajuda da Issoaí Design, entre em contato e teremos o maior prazer em te atender!