Notícia

Tendências de cores para o marketing em 2021

23/11/20

Com base na análise de dados dos downloads de imagens realizados em sua plataforma, a Shutterstock – gigante dos bancos de imagem, com mais de 300 milhões disponíveis – divulga anualmente um relatório com tendências de cores para o ano seguinte.

Assim, a partir das cores com maior aumento na procura, a empresa determina as cores que poderão ter o uso aumentado ao longo do ano seguinte.

Além disso, as tendências marcam a tentativa da Shutterstock em concorrer com a Pantone, que também apresenta cores como tendência.

A diferença no tom

Se antes as cores fortes e impactantes eram sempre tendência, agora são as cores mais naturais que parecem chamar atenção. São cores presentes na natureza, que remetem ao mundo externo, o que faz sentido visto a necessidade de uma vida mais dentro de casa que o ano de 2020 exigiu das pessoas.

Segundo o Diretor de Criação da empresa, são cores que falam sobre o “desejo de sair”.

Confira as cores:

1- Set sail champagne:

O tom de “laranja-branco” que remete à terra funciona como complemento para a cor azul. É uma das cores mais bonitas.

2- Fortuna Gold

O amarelo escuro e dourado, típico do pôr-do-sol e das folhas de outono também é tendência.

3- Tidewater Green

Funcionando para ambientes mais escuros, esse “azul-petróleo” profundo combina com tonalidades de vermelho (como cor complementar).

Como associar as cores à sua marca:

É claro que as tendências desse tipo não precisam necessariamente estar presentes nas suas campanhas. No entanto, elas sugerem um sentimento que certamente deve ser levado em conta: a natureza. Portanto, vale à pena refletir de que maneira sua marca e sua empresa podem se conectar mais com o que é natural.

Para algumas empresas, pode ser simples pensar em uma saída: empresas de turismo podem promover o turismo em ambientes naturais, e até marcas de bem-estar podem se conectar com o desejo das pessoas de ir a locais abertos e com beleza natural.

No entanto, as cores escolhidas pela Shutterstock podem ser um desafio para marcas mais urbanas. A criatividade pode ser a diferença caso as cores sejam escolhidas para campanhas.