A produção de conteúdo é um dos pilares do marketing digital. Estar presente nas redes e alcançar o público com seu produto é fundamental para manter e aumentar as vendas. E mesmo que o assunto já tenha sido explorado em diversos lugares e esteja presente em inúmeros materiais de marketing digital, muitas empresas sentem dificuldade em determinar o melhor conteúdo ou saber o que fazer a seguir.
Por isso, decidimos listar algumas empresas que produzem ótimo conteúdo na internet para que você possa se inspirar e até mesmo entender melhor como esse tipo de investimento ajuda as marcas a vender e agregar mais os consumidores em torno de seus produtos e serviços.
O serviço de streaming MUBI conta com um site de artigos bem embasados e bem escritos chamado “The Notebook”. No espaço, são publicados artigos que debatem temas muito complexos a respeito de filmes, cineastas, movimentos artísticos e história do cinema. O conteúdo casa perfeitamente com o público da plataforma, já que o MUBI oferece filmes de arte, clássicos e de festivais. Isso significa que a audiência da plataforma é muito diferente dos consumidores de serviços mais populares.
Devido à qualidade dos textos e ao conteúdo cumulativo de temas importantes e caros aos fãs de cinema, o site chama atenção daqueles que realmente têm potencial de serem clientes fiéis – que é exatamente o mais importante para uma plataforma de assinaturas.
Se esse é o caso do seu serviço, analise as possibilidades de oferecer conteúdo de alta qualidade. Para que isso seja possível, é preciso investir em ótimos autores e especialistas. Os resultados não serão em curto prazo.
Quem disse que conteúdo precisa ser informação complexa? Marcas associadas à diversão e à juventude podem apostar em conteúdo que seja justamente associado ao entretenimento. É o caso bem-sucedido do Guaraná Antarctica, que apostou em um canal no Youtube chamado “Coisa Nossa”, no qual reúne humoristas e youtubers da nova geração com programas de entrevistas e vídeos engraçados.
Neste caso, o conteúdo é a diversão e a maneira bem-humorada com que os apresentadores lidam com diversos temas e brincadeiras, sempre reforçando o consumo do produto. Com isso, além de estimular as vendas, a marca associa o refrigerante a uma sensação positiva, agregando o valor que se busca à marca.
Caso a sua marca seja vinculada a um estilo de vida, você pode produzir conteúdo relacionado, sem que isso seja necessariamente sobre o produto em si. Com a conexão gerada com a audiência, será possível fortalecer ainda mais a imagem e a fidelidade do público.
Outro ótimo exemplo de conteúdo associado à constância e ao tempo. Afinal, quanto mais tempo uma marca dedica a produzir conteúdo, maior o impacto que ele pode causar. A Nestlé, que enviava receitas sem custo aos consumidores antes mesmo de a internet se popularizar, tem uma quantidade enorme de receitas em seu site.
Com isso, ela estimula o consumidor a fazer o que mais interessa à marca, que é cozinhar e preparar seus produtos. Sem contar que é por meio dessas receitas que muitas pessoas podem descobrir outros produtos, ou enriquecer ainda mais a relação com a culinária.
Quando o assunto é produção de conteúdo, o estímulo a um estilo de vida congruente com a marca é um dos principais fatores da valorização, pois mesmo que alguns consumidores venham a comprar produtos de outras marcas, eles permanecem praticando as atividades que importam.
Quem gosta de ler vai adorar conhecer mais textos do autor preferido. Quem é fã de um tipo de literatura pode adorar saber mais sobre esse gênero no texto de um tradutor. Ou, às vezes, uma reflexão que leva a literatura em conta pode melhorar a conexão do leitor com seus livros. É por isso que o blog da editora Companhia das Letras é um ótimo exemplo de produção de conteúdo.
Quem acompanha os textos – escritos por diversos autores – certamente se sentirá mais compelido a ler bons livros. É claro que há textos sobre os livros da própria editora, mas a empresa certamente se beneficia do estímulo à leitura como um todo.
O conteúdo agrega valor à marca, contribui com o relacionamento entre a empresa e o público, e ainda promove bom relacionamento com os autores do blog, que são profissionais com quem a editora precisa manter contato.
Por fim, um dos maiores exemplos de produção de conteúdo é o energético Red Bull, que conseguiu criar um estilo de vida totalmente vinculado à sua marca. Com isso, a empresa passou a patrocinar eventos de esportes radicais, além de muitas outras produções das mais variadas e que conversam com os consumidores do energético. Essa participação intensa da marca em ações ajuda na produção de conteúdo em forma de vídeo, entre outros formatos.
Com esse tipo de conteúdo, a Red Bull certamente gera oportunidades de venda, engajamento e, acima de tudo, fortalece o relacionamento com a sociedade e seu público-alvo.
E o seu público-alvo? Do que ele gosta?
Há 10 anos no mercado, a ISSOaí já ajudou mais de 400 clientes a atingirem suas metas e sonhos. Atuamos em todo o Brasil e países como EUA, Portugal, Itália, Austrália e Angola.
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