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#BlackLivesMatter e mês LGBTI: como posicionar sua marca

12/06/20

Nas últimas semanas, manifestações contra o racismo tomaram conta de diversos países (incluindo o Brasil), e não demorou para que muitas marcas se posicionassem. Logo em seguida, com a chegada do mês de Junho, quando se celebra o mês do orgulho LGBTI, o que não falta são campanhas de marcas que celebram a diversidade.

Mas será que você deve posicionar sua marca nesses momentos? E como isso deve ser feito?

Há quem se preocupe apenas em melhorar a imagem da marca e participar de um movimento apenas porque ele garante aceitação das pessoas. No entanto, é preciso tomar cuidado e refletir sobre o posicionamento da sua marca antes de fazer alguma ação.

Como posicionar sua marca

Até que ponto as marcas devem se posicionar? Até que ponto elas têm “lugar de fala” nas manifestações por justiça social? Nos Estados Unidos, empresas como Nike, Adidas, Spotify e Amazon se pronunciaram em favor dos protestos contra o racismo. Em matéria do Uol, o professor da ESPM Luiz Perez-Neto explica que a ideia de que um negócio é “só um negócio” não faz mais sentido nos dias de hoje, e alerta para o fato de haver necessidade de autenticidade e coerência nas empresas.

O segredo de posicionar sua marca, portanto, está na coerência. De nada adianta elaborar um posicionamento apenas nas redes sociais que não se reflita na organização como um todo. Como explica a escritora e arquiteta Stephanie Ribeiro, na mesma matéria, “Não adianta fazer post de ‘Black Lives Matter’ se você não tem pelo menos 50% de pessoas negras na sua estrutura, que não seja em cargos de subordinação”.

A provocação da escritora também faz sentido para as ações favoráveis às pessoas LGBTIs. De que adianta promover ações relacionadas à diversidade sexual se não houver uma política de respeito às pessoas LGBTIs no escritório ou nas unidades da sua loja, por exemplo? As pessoas sabem quando uma marca está se aliando verdadeira ou falsamente a uma bandeira.

Participar de campanhas é hastear uma bandeira permanente

Desta forma, se a sua marca deseja participar de uma campanha, é importante que ela passe a lutar por essa causa como parte de seus valores.

Portanto, posicionar sua marca é muito mais do que participar de campanhas. É buscar mais diversidade no quadro de funcionários, criar ações internas contra o racismo e a LGBTIfobia, e condenar veementemente os atos preconceituosos que venham a ocorrer entre colaboradores, clientes e outros que interajam com a empresa.