Se você tem um site para seu projeto ou empresa, já deve ter visitado a página do Google Analytics. Trata-se de uma ferramenta oficial – e gratuita – do Google que coleta todos os dados necessários de uma página na internet.
Por meio do Google Analytics, é possível verificar dados de acesso, navegação e comportamento do público em seu site. Com isso, é possível estabelecer estratégias e objetivos assertivos com base na realidade dos visitantes.
Obter o acesso ao Google Analytics deve ser o primeiro passo logo após a criação do seu site! Ou seja: assim que ele estiver prontinho para ser acessado por qualquer um, faça o seu cadastro!
Confira, então, como criar seu acesso ao Google Analytics e como utilizar as informações.
Se você acabou de fazer o site da sua empresa, será necessário realizar alguns passos para finalizar o seu acesso à ferramenta. As etapas são bastante intuitivas: basta acessar o site google.com.br/analytics e clicar em “Configurar gratuitamente” (caso ainda não tenha uma conta no Google Analytics, ou seja, se você nunca administrou outro site a não ser este que está em fase inicial).
Ao clicar nesta etapa, você vai precisar digitar o “Nome da sua conta” e o “Nome da Propriedade”. O primeiro nome provavelmente será seu próprio nome, enquanto o segundo deve ser o nome do seu site (ou canal do Youtube, App, etc).
Ao longo do cadastro, preste atenção a informações como o país, fuso horário e moeda, que devem ser relacionados ao Brasil. A etapa chave para que o Analytics obtenha dados do seu site é Configurar o Fluxo de Dados. Ao fazer isso, vá no item “Tag global do site” e copie o código criado pelo Google. Então, basta ir ao “header” do seu site (seja em formato WordPress ou outro) e inseriir o código, colando-o nos Scripts do seu Header.
Após dois dias da criação da ferramenta Google Analytics para o seu site, você passará a ter os dados coletados e disponíveis.
Mas como utilizar as informações para mudar estratégias?
No Google Analytics é possível saber de onde vem a maior parte dos visitantes. Ao saber disso, você pode reforçar os ambientes que mais levam pessoas ao seu site, mas também pode se voltar às fontes mais fracas para melhorá-las. Assim, se o Facebook é uma grande fonte de visitantes, por exemplo, talvez seja a hora de investir em um conteúdo diferente em outra rede social. No entanto, se as visitas a partir de pesquisas no Google são a principal forma de receber novos cliques, certamente você tem um indício de como é importante seguir investindo em SEO.
Quais são os horários de pico de entrada de visitantes em seu site? Em que momento do dia as pessoas mais querem consumir seu conteúdo ou conhecer seus produtos e serviços? Saber disso pode fazer toda a diferença na sua estratégia de divulgação.
Em primeiro lugar, você consegue entender a situação em que as pessoas mais buscam seu site: é na pausa do almoço? Antes de dormir? Ao chegar em casa? Só de saber disso, você já pode melhorar a comunicação nas redes sociais e incentivar o acesso a conteúdos que ajudem nessas questões da rotina. Outra opção é lançar novos conteúdos nesses horários, buscando assim trazer novidades no momento mais certeiro, conquistando mais tempo de acesso do público.
Quais os conteúdos mais procurados pelo seu público? É a página de produtos? São textos do blog? Se for a página de produtos, por exemplo, você pode atualizá-la com alguma informação importante e que está entre as perguntas mais frequentes dos clientes. Se forem páginas do blog, é importante verificar quais informações são procuradas, buscando sempre produzir conteúdo parecido (ou complementar) que conquiste ainda mais visitantes.
Se você tem um e-commerce no seu site, ou se busca alcançar alguma meta de contatos, por exemplo, você pode estabelecer essas metas no item de “conversões”. Ao fazer isso, você terá um parâmetro para verificar se está chegando perto dos índices que deseja. Você também poderá utilizar informações como a origem dos acessos e o caminho percorrido pelos visitantes para melhorar as compras.
Isso é feito da seguinte forma: caso os dados do Google Analytics indiquem que a maioria dos visitantes vem de anúncios no Instagram, por exemplo, você pode investir mais no conteúdo dessa rede social do que insistir em outras. E se existe algum tipo de desistência do usuário do site na página de preenchimento de dados, por exemplo, talvez seja necessário deixar esta página mais amigável e fácil de preencher.
Estas são algumas das maneiras de utilizar as informações do Google Analytics. Existem muitas outras. O importante é estar sempre de olhos nos dados e buscar melhorar sempre.
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