Dicas

Como as pequenas campanhas podem ser efetivas

12/03/20

Nem só de grandes campanhas vive uma marca. Nem sempre é preciso movimentar equipes inteiras e investir pesado para fazer sua marca ser mais vista ou ganhar visibilidade e relevância.

Muitas vezes, pequenas campanhas em sequência podem fazer a diferença na hora de conquistar seu público ou manter a fidelidade dos os atuais clientes.

Aqui na IssoAí Design, temos tido bons resultados com pequenas campanhas relacionadas a datas comemorativas. Existem alguns fatores que fazem com que esse tipo de ação seja importante.

1- Pequenas campanhas geram engajamento

Quando você celebra uma data de aniversário da cidade ou se junta a campanhas como a do Outubro Rosa, por exemplo, seu público nas redes sociais se sentirá mais impelido a comentar e interagir com aquela postagem, já que ele também está permeado por aquela celebração ou campanha específica. Esse tipo de engajamento ajuda não apenas nos números das redes sociais, mas também no sentimento positivo do público em relação à marca.

Com publicação de parabéns à cidade, a Academia CTE7 garante mais conexão com o público do município

2- Datas comemorativas inteligentes geram aproximação

Uma academia talvez não precise se preocupar com a celebração da Independência, assim como uma empresa de software não precisa necessariamente lembrar do Dia das Mães. No entanto, imagine o quanto pode ser positivo para a academia lembrar de campanhas referentes à saúde, como Outubro Rosa e Novembro Azul, ou até mesmo fazer referências saudáveis à Páscoa e aos chocolates do período. No caso de uma empresa de software, pode ser inteligente fazer uma pequena campanha relacionada à campanha Setembro Amarelo, por exemplo, especialmente se a missão de melhorar a vida das pessoas fizer parte da empresa.

Sequência de publicações do Sítio Kolibri referentes ao Dia da Mulher. Na última, publicada diretamente da equipe na empresa, vemos a ação de descanso após uma semana mais intensa devido à demanda nas vendas. A sequência de postagens não apenas incentiva ainda mais as vendas como também promete gerar mais respeito e admiração das pessoas em relação à empresa. Sem contar que o Dia da Mulher tem uma relação muito forte com flores.

3- Vincular uma sequência de postagens a uma ação interna

Que tal mobilizar sua equipe, mesmo que seja em um simples café da manhã dos funcionários, e ir além das postagens nas redes sociais, ou oferecer alguma promoção aos clientes? Uma ação desse tipo pode também servir de conteúdo extra para os perfis da empresa na internet. Com isso, além de promover o importante “endomarketing” entre os funcionários, a imagem da sua marca poderá ficar ainda mais forte e mais admirada.

Além do caso do Sítio Koliibri, citado acima, a Academia CTE7 também une as ações externas em postagens que também conectam com o público.

Em longo prazo, uma marca admirada e respeitada gera mais vendas. Muitas vezes é difícil calcular o retorno de forma específica, com números exatos do ROI (return over investment), mas é possível perceber quando uma marca tem um público fiel que a admira. Pequenas campanhas são ótimas formas de se construir isso gradativamente.