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Podcast: o que é uma audiência normal, e como aumentar?

24/09/21

Qual a audiência do seu podcast? Qual seria a “audiência normal” dele? Como fazer para ela aumentar?

Estas perguntas costumam ser muito comuns entre marcas que anunciam em podcasts ou que tenham o próprio programa. É claro que quanto maior o número de pessoas que escutam um podcast, melhor será para conseguir resultados. Mas o que é um bom resultado?

O primeiro fator que deve ser analisado é o tempo de existência do podcast: quanto mais velho, maiores as chances de ser conhecido pelas pessoas. Depois, é necessário analisar o nicho: temas relacionados a entretenimento ou assuntos mais amplos, como notícias e atualidades, certamente terão mais público do que podcasts sobre investimentos na bolsa de valores ou sobre produção de cerveja artesanal.

Outro fator importante para pensar a “audiência normal” é a estrutura em que o podcast se encontra: se ele faz parte de um portal de notícias, de um grupo de podcasts já existentes, ou é apresentado por alguém já conhecido, sua tendência é atingir mais gente do que no caso de um projeto iniciado “do zero”.

Assim sendo, podemos dizer que um podcast específico com algumas centenas de ouvintes é mais bem sucedido que um podcast de notícias com apenas alguns milhares de “plays”.

Mesmo assim, é importante ter alguma noção a respeito das audiências de alguns podcasts, certo?

Segundo o site do estúdio Bicho de Goiaba, metade dos podcasts tem menos de 125 downloads após a audiência de um podcast após 30 dias de seu lançamento. O site indica que podcasts com mais de mil downloads após 30 dias já estão entre os 20% mais ouvidos, enquanto que mais de 3 mil downloads o colocam entre os 10% mais escutados. Apenas 1% dos podcasts consegue mais de 32 mil downloads após um mês de lançamento. Estes dados provavelmente não consideram os chamados “podcasts” de entrevista em formato de vídeo que se tornaram famosos nos últimos anos no Youtube.

Como aumentar a “audiência normal” do podcast?

Não importa qual o nicho ou as especificidades do seu podcast: quanto maior for a audiência, melhor será. Portanto, é importante entender algumas maneiras de aumentar a audiência de um podcast.

1- Divulgue sempre com link ou player

Muitos podcasts divulgam seus episódios novos apenas anunciando que eles estão no ar. Isso exige que o ouvinte use seus aplicativos para encontrar os novos episódios. Por isso é importante acrescentar o link direto para a página do podcast na postagem da rede social ou no envio de uma newsletter, por exemplo.

2- Faça divulgação onde for possível

Muitos podcasts se contentam em divulgar nas redes sociais seus novos episódios. E nada mais. No entanto, pode ser que você tenha uma lista de e-mails, grupos no Telegram ou Whatsapp, e até mesmo um site como apoio. Publique onde for possível e garanta que o máximo possível de pessoas fique sabendo dos novos episódios.

3- Escreva textos para acompanhar o episódio

Muitos podcasts são lançados no feed e divulgados. Mas como o sistema de buscas do Google vai encontrá-lo? A melhor forma para que isso aconteça é ter um texto de apoio ao podcast na página dele (que pode ser um simples blog, dependendo do projeto no qual ele está inserido). Quanto mais termos de busca, mais detalhes e mais links o texto tiver, mais fácil ele será encontrado por quem pesquisar sobre o tema.

Além disso, a melhor forma de ter novos ouvintes é levando informação (ou entretenimento) de qualidade aos ouvintes, sempre tendo em mente a importância do podcast como meio de fidelização da audiência.