Artigo

A criação da marca é o primeiro passo para sua identidade

20/07/17

Qual a importância de se ter uma marca bem feita? Como ela pode afetar o seu negócio? Entenda a função no naming e da marca para sua empresa

Quando estamos para começar um negócio, primeiramente pensamos no serviço ou produto que vamos vender. Isso é essencial para saber qual será o plano de negócios, investimento, fluxo de trabalho no dia-a-dia e também, com quem vamos contar?

Após a estruturação básica, pensando em público alvo, posicionamento, chega a hora de escolher o nome e desenhar uma marca. Algumas pessoas entendem esse processo como algo simples e até passageiro, mas aqui mora um momento de concretização da ideia.

A escolha do nome é algo que já envolve estudo, e tem que carregar em si, a essência do negócio. Peguemos como exemplo o nome da ISSOaí Design. Quando fomos criá-lo, queríamos um nome que fosse Popular, Brasileiro, Fácil, Rápido, Direto. Essências que carregamos no cerne do nosso negócio até hoje. E isso se aplica a outras marcas. A Nike, uma adaptação da deusa grega da vitória.

Starbucks tem o nome inspirado em parte pelo barco de Starbuck do livro Moby Dick, que traz um significado mais mitológico como a experiência de vida, a pessoa se submeter a aventuras fora do cotidiano, ou seja, algo fora do comum.

Com a escolha do nome bem direcionada a marca surge como uma materialização daquilo que é o nome, o core business, a missão e a visão do negócio. Sua criação para por estudos de cores, formas, aplicações, mercado, etc… Uma marca bem criada leva ao olhar do consumidor algo além, um sentido, uma vivência.

Basta pensar em marcas como Disney, Facebook, Google, todas elas tem um design pensado para que se conecte de forma mais rápida com seu público, e leve para ele aquela mensagem que a empresa precisa.

Atrelada a criação da marca, esta:

• O Logotipo: onde será feito um estudo da tipografia (letras, fontes) que mais condizem com o negócio em si;

• A Logomarca: que será o desenho ou o símbolo que a marca terá;

A fusão das duas partes, é a criação da marca final.

Esteja atento a criação da sua marca, ela precisa representar o seu negócio inteiro com apenas um símbolo. Uma marca confusa, mal feita ou mal pensada, pode representar perda de credibilidade e um caminho mais árduo para o sucesso do seu negócio.