Artigo

Quando NÃO criar um site para sua empresa SOZINHO

20/01/21
Quando NÃO criar um site para sua empresa SOZINHO

Então você precisa criar um site para sua empresa? Certamente você já viu que é possível criar um site sozinho, utilizar uma plataforma fácil, prática e principalmente barata.

É claro que existem diversas soluções interessantes, que funcionam muito bem para quem está começando ou no caso de negócios pequenos e simples. Blogs do WordPress ou sites feitos nas plataformas Wix e Yola, por exemplo, trazem soluções rápidas e que podem fazer a diferença para quem está iniciando um negócio sozinho.

No entanto, existem motivos que devem ser considerados para que uma empresa contrate um serviço de criação e manutenção de um site.

Quando NÃO criar um site para sua empresa SOZINHO

Confira quando não se deve criar um site sozinho:

1- Quando não tiver tempo

Criar um site para sua empresa demanda tempo. E um bom site demanda bastante tempo! Você vai ter que selecionar imagens, escolher layouts, definir fontes. Depois, vai precisar criar um texto de apresentação, organizar a equipe, montar a estrutura de preenchimento dos campos para contato. Diversos outros detalhes de um site, como acertar detalhes relacionados a posts de um blog, aplicação de links, entre outros, que podem demorar bastante.

Acontece que nem todo mundo que está iniciando uma empresa tem tempo para isso. Quem já inicia o processo de criação de um empreendimento com certo grau de investimento, com certeza vai precisar direcionar seu tempo para desenvolver os processos necessários para que a empresa dê retorno.

2- Quando precisar de um servidor próprio

Todo site tem um servidor. Isso significa que todo site está “alocado” em um espaço. Assim, toda vez que entramos em um site, é como se a internet ligasse nosso computador a “um outro computador”, de certa forma. Mesmo com o crescimento dos sistemas de servidores em nuvem, ou seja, que não dependem de um equipamento em específico, todo site possui um servidor.

No entanto, quando se tem um serviço de site gratuito, o servidor não pertence a você. É como se você estivesse em uma casa alugada, que pode usufruir, mas sem controle total. Ao ter um site próprio, com servidor próprio, seu site é como uma “casa própria na internet”.

3- Caso precise de um e-commerce

Se o seu objetivo é criar um site para sua empresa com o objetivo de fazer vendas, ou seja, montar seu e-commerce, aí fica ainda mais difícil fazer sozinho ou sozinha!

É claro que existem ferramentas que permitem que você faça por conta própria. Colocar seus produtos no Mercado Livre ou utilizar a plataforma do Magalu são saídas importantes aos autônomos e microempresários. No entanto, se a sua loja é minimamente estruturada, você vai precisar de mais autonomia!

Um site de vendas precisa ser muito bem planejado, ter uma estrutura robusta e ainda por cima um design agradável que ajude o cliente a fazer as melhores escolhas. Para isso, é fundamental ter uma equipe multidisciplinar com experiência na criação de sites!

4- Quando a empresa é (ou planeja ser) grande

Qual o faturamento e a estrutura da sua empresa? Qual patamar você almeja conquistar, com base nas suas metas?

Caso sua empresa não esteja mais nos primeiros passos, ou não seja mais um trabalho autônomo de uma pessoa só, o site dela precisa refletir isso.

Por fim, é importante deixar claro que ter um site feito por uma equipe preparada é mais do que um gasto ou investimento. Trata-se de uma medida fundamental para o funcionamento de uma empresa, não apenas porque é por meio dele que as vendas serão realizadas, mas também pelo fato de um site ser vitrine dos serviços e produtos oferecidos: o profissionalismo do site reflete sua capacidade de realizar um bom trabalho. Para saber mais como criar um site para sua empresa, basta entrar em contato com a ISSOaí Design, que daremos o atendimento necessário!