Artigo

Como e por que sua empresa deve investir em vídeos

19/11/19
Vídeos: como gravar e por que investir - artigo

Que tal investir em vídeos?

Você tem uma empresa. Independentemente dos produtos ou serviços que ela oferece, você provavelmente deveria investir em vídeos. Nem mesmo a quantidade de funcionários ou o faturamento são fatores a se considerar: em qualquer situação é possível investir em vídeos.

Se você quer saber por que e como fazer isso, é só continuar lendo este artigo!

O poder dos vídeos

Primeiramente, é preciso reforçar o quanto os vídeos são poderosos. Atualmente, vivemos na era da atenção: em meio a tantos e tantos estímulos que temos ao longo do dia, o dinheiro vai para onde está a atenção das pessoas, e os vídeos são a epítome desse período que vivemos, já que, para assistir a um vídeo, seja ele de alguns segundos ou de horas de duração, é preciso se voltar totalmente a ele.

Os números não mentem! Existem muitas pesquisas e dados que reforçam o quanto os vídeos alcançam as pessoas de forma mais democrática, agregam valor e oferecem ao público uma forma de interagir, compreender algo e até mesmo se divertir.

Vamos a eles:

  1. Ao menos nos Estados Unidos, 81% das empresas utilizam o vídeo como ferramenta de marketing, conforme pesquisa do “State of Video Marketing”, indicando que este já é um caminho majoritário para as empresas.
  2. Os vídeos aumentam em até 54% o alcance das marcas, conforme o OptinMonster, em comparação com textos, por exemplo.
  3. De todas as empresas que utilizam vídeo marketing, foi identificado que 99% pretendiam continuar com a estratégia de 2017 para 2018.
  4. Segundo o Hubspot, 18 vídeos são publicados mensalmente pelas empresas, em média
  5. Segundo o State of Video Marketing, 15% dos usuários assistem a mais de três horas de vídeo por dia.
  6. A retenção de informação em forma de vídeo é de 95% segundo o WordStream, enquanto a retenção de conteúdo de texto é de 10%.
  7. Após verem um vídeo, 46% tomam uma ação, o que demonstra que os vídeos são mais poderosos em seu poder de call to action.
  8. Uma pesquisa da Forbes indicou que 90% dos usuários acreditam que vídeos de produtos auxiliam durante a decisão de compra.
  9. Em média, os vídeos geram 1.200% mais compartilhamentos que imagens e textos combinados.
  10. Mais de 1 bilhão de horas de vídeo são assistidas no YouTube todos os dias.

.

Todas as formas de conteúdo são importantes e válidas. Textos em blogs têm funções importantes, podcasts são ferramentas incríveis e com certeza o seu negócio pode encontrar uma forma única de atingir seu público-alvo. No entanto, os vídeos certamente têm um poder inimaginável.

Isso acontece porque os vídeos exigem uma atenção focada e, via de regra, costumam transmitir a informação de forma muito mais eficiente. Mais importante que isso é a maneira como os vídeos aumentam a conexão com o público. Isso acontece especialmente se os seus vídeos tiverem a sua cara – ou, pelo menos, a cara de um apresentador que represente a marca.

Ao fazer isso, as pessoas vão criar um vínculo maior com a sua marca, já que assim terão a possibilidade de se aproximar de uma pessoa, em vez de apenas um logo. No entanto, você não precisa necessariamente produzir vídeos como um Youtuber: é possível fazer parcerias com outros produtores de conteúdo, por exemplo, e atrelar sua marca à deles! Portanto, o importante é não se prender a um formato ou tipo de vídeo: é preciso usar a criatividade e criar uma estratégia que dê certo!

Quer saber como?

Vamos a alguns exemplos com algumas estratégias possíveis:

1- Usar vídeos para explicar conceitos importantes ao seu negócio

Muitas pessoas vendem produtos e serviços que exigem um certo conhecimento das pessoas. Quem vende produtos de beleza veganos, por exemplo, precisa ensinar às pessoas o que significa um produto de beleza deste tipo e qual sua importância, assim como um professor de russo precisa mostrar às pessoas a importância de se falar este idioma.

Ao produzir vídeos que explicam os conceitos ao redor do seu negócio de forma didática, você não apenas passará informação como também ajudará na formação de um novo público consumidor, além de agregar essa audiência em um ambiente de troca, criando assim uma comunidade.

2- Produzir vídeos como conteúdo de e-mail marketing

Empresas que dependem do e-mail marketing para vender e manter seu público engajado certamente vão poder agregar muito conteúdo por meio dos vídeos. Além de poder incluir o vídeo diretamente no e-mail, você pode fazer com que o conteúdo de um vídeo seja destrinchado em conteúdo para uma postagem no blog da empresa, com dados e informações exclusivas no conteúdo enviado a correspondência semanal: isso faz com que o seu público enxergue valor em cada um dos pontos de informação entregues pela sua marca.

Segundo uma pesquisa da empresa americana Experian, a palavra “vídeo” no e-mail marketing pode aumentar a taxa de abertura em 13%, e a taxa de conversão pode ser aumentada em 21%. Essa é a prova do engajamento das pessoas com o vídeo!

3- Vídeos podem matar objeções

Se tem uma coisa que os vídeos fazem é matar objeções. Os números sobre pessoas que compraram produtos após ver vídeos de “reviews” no Youtube não mentem. Afinal, antes de fazer uma compra, todo mundo tem objeções: será que funciona para mim? Vale o custo-benefício? Funciona mesmo? É melhor que a marca mais famosa?

Não importa quais produtos ou serviços a sua marca vende: procure acabar com as objeções de uma maneira ou de outra. Um site de vendas de produtos de informática pode ter um canal de vídeos apenas de reviews destes produtos, por exemplo! Quem oferece serviços online deve ter depoimentos de clientes e ex-clientes que contem como resolveram seus problemas! Você também pode fazer parcerias com canais e influenciadores, para que eles falem sobre a sua marca de forma criativa e que se proponha a realmente quebrar essas objeções.

4- Campanhas e eventos geram empatia

Uma função muito importante dos vídeos é registrar campanhas e eventos da sua empresa. Se você realizou uma ação de conscientização com os funcionários acerca de saúde mental na campanha “Setembro Amarelo”, que tal documentar isso em vídeo? Se a sua marca realizar ou patrocinar algum evento, registre tudo com vídeo e publique nas redes sociais.

Campanhas sazonais e eventos são formas importantíssimas de criar no público uma empatia maior pela marca, assim como uma relação de maior proximidade. Só não vale fazer nada artificial: é preciso que as campanhas e eventos tenham propósitos maiores do que o puro marketing!

5- Pense no mobile: as pessoas vão ver no celular!

Você sabia que no Brasil há mais de um aparelho móvel por habitante? E sabia que o Brasil é o segundo país com maior consumo de vídeo no celular no mundo em quantidade de horas assistidas, atrás apenas da Índia?

Então, saiba que seu público muito provavelmente vai assistir aos vídeos no celular. Por isso, sempre leve isso em consideração ao produzir legendas, imagens de tamanho menor, e até mesmo ao pensar na qualidade da imagem! Embora os aparelhos móveis não demandem qualidade de cinema, por exemplo, é um erro pensar que a baixa resolução não é um problema: é justamente por ser uma tela menor que a boa qualidade da imagem pode fazer a diferença na compreensão do objeto mostrado em tela.

Como fazer os vídeos?

O processo de fazer vídeos faz com que este seja de fato o mais complexo dos tipos de conteúdo a serem produzidos. Afinal, se você deseja realizar algo com qualidade, vai precisar de uma boa câmera (ou um bom celular), luz e um ambiente favorável.

O começo da produção de vídeos para a sua marca vai depender muito do tamanho da sua empresa. Caso seja algo com poucos recursos, você pode conseguir produzir bons vídeos com seu smartphone e aproveitando-se da luz da janela. Se a sua empresa tiver condições financeiras, no entanto, talvez seja uma boa ideia contratar uma produtora de vídeos.

De qualquer forma, o fato é que quanto mais você puder investir, melhor os seus vídeos ficarão. Mesmo assim, não permita que a falta de recursos seja limitadora: comece com aquilo que você tem!

Um fator mais importante que a imagem é o som! Portanto, antes de se preocupar em ter uma câmera de alta qualidade, preocupe-se em ter um bom microfone e um ambiente com o mínimo de ruído: as pessoas podem não se importar com a qualidade da imagem, mas se o som estiver ruim, elas certamente vão parar de absorver o conteúdo do vídeo!

Pense na duração e retenção

Se tem uma coisa que precisa ser pensada quando se produz vídeos é na duração e no tempo de retenção do público em relação aos vídeos. A duração está relacionada ao tempo que um vídeo deve ter para passar a informação que se deseja passar, bem como se adequar aos formatos das redes sociais: o Instagram não aceita vídeos com mais de 60 segundos e os stories são vídeos de 15 segundos, por exemplo.

No entanto, engana-se quem acha que quanto mais curtos, mais os vídeos podem engajar e chamar atenção do público: tudo depende da informação que se deseja passar e da sua audiência em específico! E isso você vai descobrindo com o tempo, conforme realiza seus primeiros testes. Há, por exemplo, pessoas que vendem seus serviços em lives com longas durações.

Tão importante quanto pensar na duração dos vídeos é pensar na retenção! Para que o seu público permaneça assistindo o vídeo para além dos primeiros segundos, você precisará criar ganchos, mostrar o que vai ensinar, e certamente fazer um título chamativo! Nessas horas, é fundamental compreender os dados oferecidos pelas redes sociais e verificar qual a média de retenção dos seus vídeos!

Faça roteiros

Por fim, é fundamental que você se prepare para aquilo que vai falar! Isso significa que, se você não contratou uma produtora para fazer os vídeos da sua marca, certamente vai ter que se dedicar algum tempo a programar o que será dito.

Não basta simplesmente ligar a câmera e ir falando! Você vai precisar se preparar. Algumas pessoas escrevem tudo aquilo que vão dizer, enquanto outras fazem apenas alguns tópicos. Há aqueles que criam alguma história a ser contada (apostar em storytelling é sempre uma ótima ideia) e seria importante pensar antecipadamente no gancho que será usado para manter o público até o fim do vídeo!

O importante é se preparar e se organizar para fazer os vídeos.

Aqui na IssoAí Design, nós oferecemos toda a assistência e acompanhamento para que a sua marca tenha vídeos de alta qualidade como forma de Produção de Conteúdo! Entre em contato e faça um orçamento!