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7 atitudes para ganhar engajamento e crescimento orgânico nas redes sociais

17/01/24

Que tal conseguir mais crescimento orgânico nas suas redes?

Atualmente, é muito difícil ter sua marca nas redes sociais e não investir alguma verba, seja para aumentar o alcance, seja para obter mais vendas e leads. No entanto, engana-se quem acha que as redes sociais só dão retorno mediante anúncios e impulsionamentos.

Ainda há espaço para o crescimento orgânico nas redes sociais!

Por isso, decidimos trazer algumas ações importantes que podem ajudar sua marca a conseguir mais engajamento e resultados sem aumento de gastos. Note que as dicas servem para todas elas, e não tratam de nenhuma específica.

1- Use linguagem acessível

Se a sua marca envolve alguns temas mais complexos, ou se em alguns momentos você tiver que tratar de assuntos difíceis, tenha sempre em mente que a linguagem precisa ser acessível. Busque explicar melhor os conceitos, simplificar algumas palavras (deixe a linguagem difícil para seu blog ou conteúdos mais profundos, como os e-books).

O motivo para isso é simples: quando as pessoas estão nas redes sociais, geralmente estão em um momento de distração e diversão, por isso o ideal é não exigir que estejam voltadas a conteúdos muito profundos. Se for o caso, leve o público para outro ambiente, como o seu site.

Por fim, vale a pena destacar que uma linguagem é acessível ou não considerando o público-alvo. O que é “difícil” para uns, pode ser acessível para outros. Tudo depende de quem acompanha a sua marca, e por isso a necessidade de compreender sua audiência.

2- Poste imagens boas

Fotos difíceis de compreender, com sombras, qualidade ruim… tudo pode ser empecilho para que as pessoas curtam as imagens postadas. O ideal é que as fotos publicadas sejam chamativas, com boa saturação de cores, preferencialmente feitas por profissionais de fotografia e/ou design.

No entanto, é preciso que você compreenda, com o tempo, o que é uma “imagem boa” para seu público-alvo, se quiser ter um bom crescimento orgânico. Afinal, cada público tem um conceito diferente de imagens boas. Quer um exemplo? Um dos clientes da Issoaí atinge um público que prefere fotos mais caseiras e naturais a imagens altamente produzidas. A partir disso, sabemos que não adianta uma imagem super produzida: é melhor apostar em fotos boas, com boa iluminação, mas que se aproximem de uma foto que uma “pessoa comum” postaria nas redes.

3- Entregue conteúdo de qualidade mesmo sem tanto engajamento

Um tipo de postagem importante para as redes sociais é aquele que entrega uma dica, informação focada, ou dados específicos. Pode ser que essas postagens não tragam resultados tão grandiosos quanto os memes, brincadeiras e posts do dia a dia da empresa, mas mesmo assim são importantes.

O que acontece é que o público percebe quando uma marca posta apenas conteúdo “leve”, e o conteúdo mais denso (com linguagem acessível, lembre-se!) reforça a credibilidade da marca.

Portanto, não se assuste se o conteúdo mais denso der menos curtidas e comentários: no longo prazo, ele será importante para manter o público sempre engajado. Na dúvida, alterne essas postagens com as que dão mais resultados em forma de números.

4- Responda aos comentários e mensagens

Rede social não é só uma vitrine, muito menos uma via de mão única! Portanto, é fundamental responder às pessoas. Responda aos comentários e às mensagens que chegarem. Esteja presente e use uma linguagem amigável com as pessoas (mesmo que elas nem sempre sejam respeitosas).

Evite as mensagens robóticas. É claro que ferramentas de resposta automática são necessárias, mas busque colocar a presença humana da melhor forma. Em caso de “haters”, evite as polêmicas e apenas bloqueie os perfis com más intenções.

5- Faça o que as pessoas querem

Seu público adora quando você posta fotos com gatinhos? Poste fotos com gatinhos! Dá muitos likes quando vocês colocam algo do dia a dia da empresa? Faça mais postagens assim. Estão mandando mensagens pedindo algum conteúdo específico? Publique mais sobre isso.

Ouvir o que o público quer e entregar isso a ele é algo básico, mas nem todas as marcas pensam nisso. Pode ser que você precise se adaptar e encontrar um meio termo entre o que eles querem e o que sua marca se propõe a produzir, mas com criatividade, sempre é possível chegar nesse denominador comum!

6- Frequência, frequência, frequência!

Facebook e Instagram exigem postagens diárias. No Youtube, talvez seja necessário ter vídeos novos de duas a três vezes por semana. O fato é que as redes sociais demandam postagens constantes e presença a todo tempo.

Utilize ferramentas de programação de posts, recicle postagens que deram bom retorno, alterne os tipos de imagens e conteúdo, mas não fique muito tempo sem postar nada!

7- Faça perguntas e CTAs

Além de responder aos comentários e mensagens que chegarem, uma das melhores formas de conseguir crescimento orgânico nas redes sociais é estimulando a interação. Faça perguntas ao público, crie enquetes, faça CTAs (call to action) para que visitem seu site, blog e outros canais. O resultado orgânico pode não ser dos maiores, mas é essa constância e esse estímulo frequente que vai manter a audiência conectada e ajudar no crescimento orgânico.