Dicas

Ainda é importante estar bem posicionado no Google?

15/07/24

Sim! Ainda é muito importante estar bem posicionado no Google! Mas este texto será maior que uma simples frase. Afinal, essa pergunta faz sentido de se fazer: com os avanços da IA, o crescimento de plataformas como o TikTok e o Youtube, faz sentido perguntar-se sobre a importância do Google.

Portanto, vamos compreender um pouco melhor sobre a importância de ter seu negócio bem posicionado no Google.

Os números

Primeiro, é necessário olhar para os números do Google. A cada segundo, são feitas 99 mil pesquisas no buscador. Isso resulta em 8,5 bilhões de pesquisas por dia e 2 trilhões de buscas anualmente.

A plataforma é líder absoluta entre os buscadores para fazer pesquisas online, com 92% das buscas. Em segundo lugar está o Bing, da Microsoft, com 2,9% das buscas mundiais.

Só isso já é mais do que suficiente para nos fazer compreender a importância de ser encontrado primeira página.

Marcas no topo

No caso das marcas, é especialmente importante se esforçar para conquistar a primeira página do Google, chamada oficialmente de SERP (Search Engine Results Page = Página de resultados do mecanismo de busca).

Mais de 70% dos usuários entendem que as marcas líderes de mercado devem estar no topo da página.

Marcas bem posicionadas no Google garantem que mais pessoas vão encontrar a empresa ao pesquisar por um produto ou serviço oferecido, bem como ao procurar por informações relacionadas ao serviço, de forma que a marca passe a ficar mais presente na rotina das pessoas. Além disso, as marcas adquirem muita força e credibilidade quando trazem informações relevantes ao leitor, fazendo com que ele aumente ainda mais a tendência de consumir aquele produto ou serviço.

Como fazer?

Quer ficar bem posicionado no Google? Existem dois pilares importantes que devem ser considerados: o trabalho com SEO (Search Engine Optimization), que fará com que o seu site apareça de forma orgânica na primeira página da busca. O segundo pilar é o Google Ads, que garante sua marca na primeira página em forma de anúncio.

Se o Google Ads traz retorno imediato a um custo maior, o investimento em Marketing de Conteúdo (com as palavras-chave corretas e um conteúdo voltado ao público-alvo) para garantir resultados de SEO tende a demorar um pouco mais, mas com menos investimento.

O fato é que, mesmo com a internet cada vez mais diversificada, com possibilidades de conteúdo em múltiplas plataformas (como um canal no Youtube, perfil nas redes sociais, etc), estar bem posicionado no Google continua sendo fundamental.