Que tal deixar seu podcast com mais audiência? Se você tem no podcast um projeto de negócio, certamente o aumento da audiência é um dos focos principais. Afinal, ainda que seu podcast seja voltado a um nicho e focado na fidelização do público, o crescimento da audiência é fundamental.
Pensamos em algumas atitudes e estratégias que podem ser ideais para bombar seu podcast com mais audiência, seja ele um projeto inicial ou já em publicação.
Você faz a transcrição do seu podcast? Esta atitude, além de ser uma ótima ideia para aumentar a acessibilidade para deficientes auditivos, ainda pode contribuir para aumentar o público, já que os mecanismos de busca do Google não encontram áudio, mas encontram textos: assim, o assunto abordado pelo podcast estará devidamente escrito.
Caso não seja possível transcrever todo o podcast, uma saída é escrever textos bem completos com os assuntos discutidos no episódio, com um resumo dos tópicos. Isso certamente vai contribuir para que o podcast seja encontrado nas pesquisas.
Seu podcast é novo? Então você pode esperar ter mais de um episódio antes de publicar no feed. A lógica é mais ou menos a mesma de quando você vai começar uma nova série nos serviços de streaming: geralmente, se você tiver acesso logo a cerca de três episódios, será mais fácil de tornar-se um espectador fiel.
Portanto, você pode fazer o lançamento do seu novo podcast quando tiver pelo menos três episódios, publicar tudo de uma vez, e só então começar a divulgar. Aproveite para anunciar, logo nesses episódios, qual será a frequência dos programas.
Se a ideia é conseguir um podcast com mais audiência, então invista em intercâmbios de podcast. Com certeza algum podcast já existente terá interesse em contar com sua participação, e o mesmo pode funcionar para o seu podcast: chame outros podcasters para gravar o seu programa.
Pode ter certeza: os convidados do seu podcast vão divulgar suas participações, levando seu programa a mais pessoas (e você deve fazer o mesmo quando for convidado).
Comece investindo no networking e em boas relações com outros podcasts da mesma área. O restante é consequência.
Se você tem ouvintes fiéis, deve receber comentários a respeito do que produz. Alguns podcasts criam canais de comunicação direta com os padrinhos e financiadores do programa, ou estão atrelados a comunidades em diversas redes socais. Com isso, fica fácil ouvir o que dizem os principais representantes do seu público-alvo.
Nessa situação, torna-se fácil ouvir pedidos de temas e assuntos a serem abordados pelo podcast. “Falem sobre o assunto X” e “Vocês podiam fazer um episódio sobre Y” certamente serão parte de muitas mensagens. Nessas horas, é importante fazer um esforço e realmente cumprir o pedido dos ouvintes. A voz do povo é a voz de Deus, não é mesmo?
Se o ouvinte mais próximo deseja algo, certamente os outros ouvintes mais silenciosos também vão gostar!
Por fim, é importante também fazer aquilo que não se espera. O produtor de conteúdo precisa saber quando ousar e tentar projetos diferentes ou aparentemente “fora do alcance”.
Que tal fazer um episódio do podcast com uma edição diferente? Ou uma proposta que muda o foco do programa por um episódio? É possível falar de algum tema espinhoso ou polêmico quando for necessário.
E por fim, sabe aquele convidado especialista e “importante” que “nunca daria uma entrevista”? Ou aquela pessoa realmente famosa que parece distante, mas que tem tudo a ver com a proposta do podcast? Tente: faça contatos, busque construir uma relação: muitos deles são mais acessíveis do que parece.
Com certeza você verá, como resultado, seu podcast com mais audiência.
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