Dicas

5 ações para realizar com base em tendências das redes sociais

20/05/24

O que não falta nas redes sociais são tendências para “ficar ligado”. De fato, existem muitas coisas relacionadas ao comportamento das pessoas que as marcas devem saber para ajustar suas campanhas, especialmente nas redes sociais.

Pensando nisso, vimos que algumas dessas tendências já parecem vir atreladas a estratégias quase “obrigatórias” para as marcas. Portanto, trazemos aqui todas as ações que você pode realizar em relação à sua marca nas redes sociais.

1- Tenha vídeos com “reviews” dos seus produtos

Diferente dos Millennials, que procuram tudo no Google, a Geração Z tende a usar as redes sociais como ambiente de pesquisa. Isso significa que os mais jovens, quando vão procurar algo para comprar, pesquisam mais no Instagram e no TikTok do que em outros locais. Além disso, o Instagram é a rede social mais usada pelos usuários para pesquisar marcas. Ter seus vídeos em evidência, com bom engajamento e o uso correto de tags pode fazer muita diferença.

2- Crie conteúdo com a IA

Embora a IA não substitua a criação humana, ela é capaz de acelerar a produção de conteúdo, especialmente no caso da repetição de elementos em postagens das redes sociais, no resumo de textos ou até mesmo na avaliação de textos que mais dão resultados, por exemplo.

3- Faça associações com influenciadores (de forma natural)

Além do alcance maior das postagens colaborativas (que saem na timeline de dois ou mais perfis), associar-se aos influenciadores está entre as principais tendências e pode trazer muitos benefícios de engajamento e de credibilidade. Afinal, se as pessoas vão procurar validar outras opiniões para definir uma compra futura, é bom que a sua marca esteja presente e bem quista pelo público. Para que isso seja possível, é importante valorizar os UGC Creators e Microinfluenciadores, ou seja: é preciso que a marca surja espontaneamente, como indicação, e não como “apenas publi”.

4- Valorize o real

Você sabia que os usuários estão cansados de imagens de banco de imagens nas redes sociais? E já reparou que aquelas imagens genéricas muito “limpas” dão menos cliques e likes? Pois é. Está entre as principais tendências. 72% dos consumidores confiam mais em imagens compartilhadas por outros clientes, e 62% dos consumidores tendem a clicar em anúncios com fotos de clientes, ou seja, de pessoas comuns. A autenticidade é mais importante do que a produção “hiperprofissional”.

5- “Video first, legenda second”

O consumo de vídeos, especialmente por parte dos brasileiros, é preponderante. Vídeos curtos com até 3 minutos são os mais assistidos (preferidos por 62% dos brasileiros). Se o vídeo for informativo, curioso e interessante, melhor ainda. Mas uma coisa é fundamental: investir em legendas, para que eles sejam acessíveis.