É fundamental falar de unidade na identidade visual sempre que o assunto é design. Sim: é preciso que a sua empresa tenha cores, fontes e características em comum em todos os elementos de sua comunicação.
No entanto, muitos não entendem o quanto a unidade entre todos esses elementos é importante.
Todas as referências visuais como logotipo, cores, tipografia e elementos gráficos são fundamentais para comunicar a essência da marca e ajudar a diferenciá-la das demais.
Quando todos esses componentes do design estão alinhados e funcionam em conjunto, cria-se uma imagem visual forte e memorável para a empresa. Por isso, é importante que os sentimentos e influências utilizados no design conversem entre si. Por exemplo: se a empresa se propõe a ser moderna e sua marca é repleta de curvas e influências recentes do design, é importante que as cores e as fontes da comunicação representem isso, pois ficarão destoantes em caso de evocarem um sentimento de seriedade e conservadorismo, por exemplo.
Quando se tem unidade na identidade visual, uma marca consegue os seguintes resultados:
Se a sua marca tem unidade na identidade visual, ela poderá ser facilmente reconhecida pelos clientes e pelo público em geral. Quando você mantém consistência e unidade na identidade visual, ela se torna não apenas familiar, como passa a ser notada como distinta das concorrentes, o que se torna uma vantagem ainda maior para pequenas empresas, que geralmente encontram mais dificuldades em se destacar.
Quanto maior coesão e consistência uma marca apresenta em sua identidade, mais profissional e confiável ela se torna. Ao ter essa maturidade na unidade da identidade visual, a empresa aumenta sua influência positiva na percepção dos clientes. Tal construção de confiança é fundamental para empresas pequenas ou em estágio inicial de criação, já que indica seriedade e gera impressão positiva no público.
Se a identidade visual da sua marca é corretamente unificada, ela facilita a comunicação da mensagem primordial da empresa. Afinal, o alinhamento dos elementos facilita a transmissão dos valores e da personalidade da marca. Acredite: o design é muito poderoso para esse tipo de resultado, facilitando o processo de estabelecer conexões mais fortes com o público-alvo e levando a uma fidelização mais rápida dos clientes – o que contribui para o aumento nas vendas.
Quando uma marca tem unidade na identidade visual, ela consegue se adaptar mais fácil e rapidamente aos diferentes canais de comunicação e formatos, ou seja, pode entrar em novas redes sociais ou estratégias de comunicação sem perder sua essência. Essa coesão leva à consistência ao longo do tempo. Assim, conforme o tempo passa, sua marca segue sendo reconhecida mesmo com as evoluções necessárias.
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