Artigo

3 softwares para quem quer aprender design

15/05/23

Aprender design é fundamental para a maioria das pessoas que trabalham com comunicação, marketing e publicidade. Mas, o que é design?

Explicar o significado desta palavra é, talvez, mais difícil do que realmente entender. De forma ampla, podemos definir o Design como todo o processo de concepção, desenvolvimento e elaboração de produtos ou imagens – e quando se trata de imagens, estamos falando de “design gráfico”.

Qualquer produto, como um telefone celular ou uma caneta, possui um “design”, ou seja, um formato com tamanho, curvas, retas e outras características que o compõem e definem seu uso. No caso de uma imagem, seja um anúncio na rede social ou uma página de um jornal impresso, o design gráfico determina a quantidade de colunas, tamanho das letras, disposição e cores das imagens, e muito mais.

Para criar essas imagens, existem inúmeros softwares que podem ser utilizados no computador. Vamos nos delimitar a explicar a respeito de apenas três deles.

Indesign

O Indesign é um software de layout e editoração. Seu funcionamento é ideal para desenvolver jornais, revistas, livros, folders e até mesmo cartazes que envolvam a produção gráfica. E não é preciso imprimir: e-books e materiais online também exigem esse tipo de software.

O que o Indesign faz é organizar os diversos elementos de uma produção gráfica, incluindo imagens, colunas e organização textual. Ele também permite que o designer faça integrações com os outros dois softwares de edição de imagem: o Illustrator e o Photoshop.

Illustrator

O software Adobe Illustrator é um programa que permite a criação de ilustrações vetoriais. Isso significa que é provavelmente no Illustrator que um designer vai criar (ou refazer) o logo de uma empresa, por exemplo. Além disso, é possível desenvolver tipografias, desgn de embalagens, gráficos e ilustrações diversas.

Por criar imagens vetorizadas, e não baseadas em pixels, o Illustrator utiliza formas matemáticas para desenvolver suas imagens. Isso significa que, ao criar uma ilustração no programa, você consegue fazê-la ficar em qualquer tamanho.

Uma característica interessante do Illustrator é que ele funciona por meio de camadas (layers): com isso, o designer não “perde” todo o trabalho em caso de alguma parte do trabalho dar errado. Basta remover a camada específica, e a imagem volta para o passo anterior.

Photoshop

O programa mais famoso desta lista, o Photoshop já é sinônimo de edição de imagens (quem nunca usou o verbo “photoshopar”?). A fama que precede o Photoshop tem seus motivos: ele é justamente feito para editar imagens, em especial fotos.

Baseado em Pixels, o Photoshop tem um limite para o “aumento do tamanho” das imagens, já que tudo depende da qualidade da imagem inicial.

Ideal para o desenvolvimento de peças de design gráfico, fotografias e até mesmo animações do tipo “motion design”, O Photoshop é perfeito para dar nuances e melhorar/editar o desenho criado no Illustrator.

Também funcionando com a técnica de camadas, o Photoshop permite mexer com tantas opções de pincéis, luz e filtros, que mesmo alguns designers experientes podem desconhecer ferramentas do programa.

É comum que diferentes profissões do marketing, comunicação e publicidade utilizem softwares diferentes. Mas muitos designers precisam dominar todos esses softwares. Assim, pode ser que um profissional edite fotos no Photoshop, desenvolva gráficos no Illustrator, e diagrame o texto ao lado dessas imagens no Indesign antes de enviar à gráfica para impressão.