Artigo

Naming: O trabalho da construção do nome do seu negócio

09/08/17

Um dos trabalhos que fornecemos aqui na ISSOaí Design, é o trabalho de naming, ou seja, a criação de um nome para a empresa que esta se formando.

Muitas vezes, quando estamos planejando a abertura de uma empresa, pensamos no serviço que ela irá realizar, ou nos produtos que irá produzir. Pensamos na cadeia de trabalho que será desenvolvido para que este serviço/produto seja entregue ao consumidor.

Depois da criação da estrutura do negócio (core business) precisamos pensar em como vamos comunicar isso, qual será o nome da empresa, sua marca, sua identidade visual.

Para criar o nome da empresa, começamos pensando nos valores dela, o que ela terá como essência? Brasilidade? Modernidade? Tecnologia? Atendimento? Relacionamento? Enfim, criar a essência do negócio passa por imaginar seus principais valores e como serão aplicados no dia a dia.

Após a criação dos valores, pensamos na Missão e Visão do negócio. Qual é a missão de vida desse negócio? Qual o problema ele quer resolver? Qual é a visão de mundo dele? Qual é a visão de futuro dele?

Todas as respostas te levam para um caminho. Vamos entendendo exatamente porque esse negócio nasceu, qual seu propósito e como ele pode ajudar as pessoas.

As características escolhidas refletem no nome. Por exemplo, se buscamos algo que seja essencialmente nacional, brasileiro, começamos eliminando nomes estrangeiros, ou que exijam uma pronúncia estrangeira. Vale a pena procurar nomes em Tupi, ou com uma sonoridade próxima do português.

Usamos toda a essência da marca para criar filtros. Filtros com grau de importância alto e baixo, que servem para eliminar nomes que não passem por esses filtros. Entra aqui também o “brainstorm”, aquele momento de ideias, sugestão, conexões malucas, mas que no final, farão sentido.

Apresentamos até 9 nomes exclusivos, nomes que se conectem com o core business, que tenham significado, emoção, diferenciação. Dos 9 nomes, o cliente escolhe 1 que será seu. A escolha pode ser pessoal, democrática, por votação. O importante é que reflita o negócio que esta sendo construído, e que a empresa se sinta representada por aquele nome.

Com o nome escolhido, chega a hora de ilustrar todo o conceito com uma marca, e aqui entra os designers e o conceito da empresa mais maduro.

A escolha do nome é um momento único. É aqui que vamos batizar o negócio de uma maneira que ele perpetue por anos e anos. É com este nome, que ela será conhecida, chamada, amada e admirada.

Pense bem antes da escolha, confie em quem ajudará no processo e escolha o nome que mais se aproxima daquilo que você vislumbra como seu.