

Você já ouviu falar de Marketing Sustentável? Muito mais do que uma tendência ou algo a conquistar o público, trata-se de uma forma que as empresas podem ter de se inserir no mundo atual e contribuir para que o uso de recursos naturais não venha a exaurir o planeta no futuro.
Ainda que cada empresa tenha sua realidade e um tamanho diferente, é possível inspirar-se e aprender com campanhas de Marketing Sustentável que tenham se destacado. Vamos a elas?
Primeiro, precisamos compreender o que é o Marketing Sustentável. Trata-se do conjunto de estratégias de marketing de uma empresa que esteja compromissada com a sustentabilidade e que tenha como objetivo impactar o cliente, o meio ambiente e a sociedade como um todo.
A prática do Marketing Sustentável pode estar vinculada com o lançamento de serviços e produtos sustentáveis, mas também pode ser apenas uma nova mensagem e posicionamento da marca, com o objetivo de conscientização. É importante que esse compromisso esteja calcado na realidade da empresa e em todas as suas ações, caso contrário o que ela faz é o que muitos têm denominado “greenwashing”.
Dentre os principais benefícios do Marketing Sustentável, além da contribuição para o futuro do planeta, estão o diferencial em relação aos concorrentes; credibilidade para a marca; simpatia do público e aumento das vendas; além de possíveis reduções de gastos.
Referência em sustentabilidade no Brasil, a Natura não apenas realiza seus projetos com a prática de carbono neutro, como também reutiliza sachês e embalagens plásticas e acabou com a testagem dos produtos em animais. Tudo isso de forma atrelada à comunicação – até porque é fundamental comunicar ao público para que as medidas de reciclagem funcionem.
A marca britânica The Body Shop realiza ações ecológicas há tempos em seu país de origem. Em 2017, a empresa fez uma parceria com a a JCDecaux UK, a Airlabs e a Maxus, empresa de tecnologia verde, e implantou unidades de filtragem de ar em pontos de ônibus de Londres, com o objetivo de não apenas melhorar a qualidade do ar da cidade, mas também conscientizar as pessoas da péssima qualidade do ar causada pelos veículos, além de auxiliar na venda de máquinas de purificação de ar.
Brasileira, a Suzano é a maior empresa de celulose de eucalipto do mundo, e vem aumentando suas características sustentáveis há mais de 10 anos. Além de atuar na restauração de matas na Amazônia, no Cerrado e na Mata Atlântica, a empresa adquiriu a característica de Carbono Negativo, ou seja, ela não apenas zera os carbonos emitidos em suas atividades, como ajuda a remover ainda mais CO2 do que emite.
A empresa brasileira de sucos e chás Campo Largo também inspira com seu marketing sustentável, que divulga as ações realizadas. Mas o que a Campo Largo faz? A empresa realiza compostagem dos resíduos orgânicos, estimula a agricultura familiar e economia local, faz compensação ambiental para as embalagens que coloca no mercado, entre outros projetos.
O comprometimento sustentável da empresa sul-coreana de tecnologia utiliza o slogan “Planet First”. Entre suas principais ações, a Samsung busca reduzir os gases de efeito estufa com o desenvolvimento de produtos de alta eficiência energética, utilização de equipamentos com mínima emissão desses gases, além de usar energia renovável. As iniciativas de criar produtos ecologicamente conscientes e aumentar a eficiência de recursos apenas ampliam a capacidade da empresa no Marketing Sustentável.
Há 10 anos no mercado, a ISSOaí já ajudou mais de 400 clientes a atingirem suas metas e sonhos. Atuamos em todo o Brasil e países como EUA, Portugal, Itália, Austrália e Angola.
Como podemos te ajudar hoje?