O tema da sustentabilidade é muito importante na ISSOaí Design. Como empresa de design estratégico, sabemos que sua aplicação envolve a integração de práticas e abordagens que busquem soluções inovadoras para problemas sociais, ambientais e econômicos.
Para que uma empresa prospere de forma ampla, é preciso que ela desenvolva toda sua estratégia de criação de produtos e serviços considerando o ciclo de vida completo da produção.
Assim sendo, decidimos trazer aqui algumas medidas de sustentabilidade de grandes empresas brasileiras para que possamos nos inspirar!
A empresa de papel plantável (um tipo de papel biodegradável que pode ser plantado e gerar uma planta) tem a sustentabilidade em sua base, pois vende um produto justamente voltado ao meio ambiente. Ainda assim, a empresa participa de programas que apoiam a economia inclusiva, criando oportunidades para pessoas que precisam, e ainda promove eventos de capacitação para mulheres no mercado de trabalho.
Não importa qual o seu negócio: você pode auxiliar na capacitação de pessoas que precisam, por exemplo!
Enquanto os absorventes demoram até 500 anos para se decompor no ambiente, a marca Pantys desenvolveu calcinhas absorventes reutilizáveis. Mas não é só isso: a marca ainda promove ONGs que ampliam o acesso de mulheres a produtos sustentáveis.
Que tal usar sua marca para ampliar o acesso de pessoas a produtos sustentáveis?
A empresa brasileira de fast fashion alcançou uma alta posição no ranking global de sustentabilidade especialmente por tomar uma atitude “simples”: criar uma cadeia de fornecedores têxteis apenas com empresas que tenham certificação socioambiental. Isso permite que todo o fornecimento de tecidos para suas roupas venha de parceiros preocupados com a sustentabilidade.
Quais os seus fornecedores? Que tal exigir deles algum compromisso com a sustentabilidade?
A líder do setor de papéis para embalagem no Brasil é também líder em sustentabilidade. A empresa tem um programa ambiental de reflorestamento e de controle das emissões de gás carbônico, e ainda atua em projetos de sustentabilidade social. O objetivo é reduzir as desigualdades e aumentar a qualidade de vida das comunidades em seu entorno.
Quais as comunidades que se relacionam com sua empresa? Você faz alguma coisa por elas?
A empresa americana, que também atua no Brasil, produz roupas esportivas e tem ações de sustentabilidade há algumas décadas. Além de doar 1% do faturamento para ativistas ambientais (algo que parece pouco, mas faz toda a diferença), a marca de roupas opera nos EUA com 100% de energia renovável e trabalha com plástico reciclado na produção.
Não importa o tamanho da empresa: você pode utilizar material reciclável e contribuir com ações ambientais!
A empresa de aluguel de carros é outro destaque de sustentabilidade no Brasil. A marca tem inúmeras medidas, que passam pelo controle do consumo de água e energia, redução de produção de resíduos sólidos e uso de etanol como combustível dos veículos.
Muitas empresas que possuem carros podem tomar atitudes semelhantes.
A Hypera Pharma se tornou a única farmacêutica brasileira a compor o Índice de Sustentabilidade da B3 (empresa do setor financeiro). Entre as medidas de destaque da empresa estão o investimento em ações de recuperação das áreas degradas da bacia hidrográfica do Rio Araguaia, além da redução de gases do efeito estufa e a criação de uma subestação de energia limpa.
É possível que mesmo empresas de porte menor possam contribuir para recuperar áreas de rios e matas degradadas.
A Cogna se tornou a única empresa de educação da América Latina a integrar o grupo de empresas presentes no The Sustainability Yearbook (anuário de sustentabilidade) da S&P. A empresa conduz iniciativas de redução de resíduos, conscientização ambiental, uso consciente de recursos e práticas de governança que incluem a equidade de gênero. A empresa se destaca não por uma ação específica, mas por um conjunto.
Muitas empresas podem reunir diversas ações de sustentabilidade em vez de criar um projeto específico que se destaque.
O Grupo Fleury é uma empresa de saúde renomada que, entre suas ações de qualidade e meio ambiente (que conquistaram diversos certificados ISO), inclui a coleta seletiva em todas as dependências, destinando de forma adequada os materiais que possam causar impacto negativo no ambiente. Entre os materiais, incluem-se reagentes químicos, filmes de Raio X, lâmpadas fluorescentes e óleo de cozinha, por exemplo. A participação em programas sociais e ações solidárias também se inclui nas inúmeras iniciativas.
A empresa de logística brasileira desenvolveu uma política de sustentabilidade completa que detalha medidas como a redução do uso de recursos naturais em suas operações, proteção da biodiversidade e ecossistemas (algo importante em uma empresa que opera na malha ferroviária do país). A empresa conta com uma documentação cuidadosa a respeito do assunto, incluindo o Inventário de Gases do Efeito Estufa, Código de Conduta, entre outros.
Documentar e organizar os princípios também é fundamental em uma empresa.
O design estratégico tem tudo a ver com sustentabilidade porque incorpora a perspectiva de longo prazo, alinhando-se aos princípios de sustentabilidade para atender às necessidades atuais sem comprometer as futuras gerações.
Há 10 anos no mercado, a ISSOaí já ajudou mais de 400 clientes a atingirem suas metas e sonhos. Atuamos em todo o Brasil e países como EUA, Portugal, Itália, Austrália e Angola.
Como podemos te ajudar hoje?