Artigo

Networking – Poderosa ferramenta de comunicação

22/09/11
Em muitas palestras que vamos onde é falado de inovação, ou novas metodologias de trabalho, sempre surge a pergunta: “Ok, tudo isso é muito legal, mas como vender isso em um mercado tão viciado quanto o nosso?”, e a resposta quase sempre é networking!
Uma frase defini bem o networking: “Quem não é visto, não é lembrado” – a palavra vem da união dos termos em inglês “Net”, que significa “Rede”, e ‘Working” que significa “Trabalho” . O termo, em sua forma resumida, significa que quanto maior for a rede de contatos de pessoas que tiver, maior será a possibilidade de essas pessoas conseguirem lembrar de você, e lhe dar uma boa colocação profissional, ou lhe oferecer alguma oportunidade, ou ainda querer comprar alguma coisa de você.
O Networking é bom para se agregar novas experiências, melhorar a capacidade de realização das pessoas e aprimorar pontos fracos. Para que isso aconteça, é muito importante que estejamos visíveis, ou seja, que tenhamos abertura para o acesso das pessoas e que estejamos prontos para interagir, ou seja, realizar troca.
Ao contrário de algumas ferramentas de marketing que utilizamos hoje em dia, como o e-mail marketing, a relação pessoal ainda é muito valorizada, tanto que o e-mail marketing tem uma taxa de retorno pequena (cerca de 4% a 5%).
O Networking também oferece uma política do “ganha-ganha”, onde na !SSOaí falamos da Teoria de Nash, que nada mais é do que uma política onde todos ganham.
Para você que esta começando, busca uma oportunidade de emprego, ou esta montando alguma coisa, comece a divulgar seus serviços para as pessoas próximas, mostre a relevância de que pode desempenhar e cative as pessoas a propagarem a informação. Networking é uma forma muito eficaz de se conseguir novos negócios, mas é importante que antes de qualquer coisa você esteja certo da sua imagem, e de quem você é.