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5 medidas para ter sustentabilidade social em 2024

15/12/23

Você já ouviu falar de sustentabilidade social?

Aquelas medidas sustentáveis para o meio ambiente você já conhece, e certamente já pratica na sua empresa, certo? Reduzir o uso de copos plásticos, apostar em utensílios reutilizáveis, reduzir gastos de energia e água, buscar por selos ambientais, entre outros, são medidas básicas e conhecidas.

No entanto, existem outras medidas que podem ser tomadas para garantir a sustentabilidade social. Elas são importantes porque o conceito de sustentabilidade abrange muito mais do que apenas questões ambientais. Ser sustentável implica em valorizar o ambiente social e econômico em que se está inserido, de forma a promover a justiça social e condições para que todos cresçam ao redor.

O princípio da sustentabilidade parte do entendimento de que uma empresa está inserida em um mundo repleto de complexidades, e por isso deve promover ações que contribuam para um mundo mais justo e igualitário, já que o oposto disso levaria a um ambiente negativo para o crescimento da própria empresa.

 Quem colocou muito desses conceitos foi o então secretário-geral da ONU, Kofi Annan, que apresentou a um grupo de CEOs a sigla ESG, do inglês “Environment, Social, Governance (Meio Ambiente, Social e Governança).

Quais são, então, as medidas de sustentabilidade social que uma empresa pode tomar?

1- Promoção da igualdade de gênero

Na sociedade em que vivemos, é evidente que os homens têm mais privilégios que as mulheres e está na mão das empresas, também, buscar por uma sociedade mais justa para todos. Por isso, ações que facilitem a entrada de mais mulheres para os cargos de liderança podem ser excelentes maneiras de uma empresa fazer a sua parte.

Outras ações que uma empresa pode fazer relacionada à igualdade de gênero são campanhas contra o assédio sexual e moral no ambiente de trabalho, ou a criação de uma licença paternidade que iguale os homens às mulheres, já que também é obrigação do pai cuidar dos filhos, apesar de a legislação trabalhista não prever o mesmo tempo de licença.

2- Redução de desigualdades

As desigualdades sociais formam um dos maiores desafios da nossa sociedade atual. Devido a problemas complexos e profundos, pessoas que nascem em camadas sociais e ambientes menos favorecidos sofrem muito mais dificuldades para alcançar cargos de liderança ou salários altos.

Que tal realizar um programa trainee para alunos de escolas públicas ou participar de programas como o Jovem Aprendiz? As empresas podem fazer a seleção para novos cargos com foco em áreas menos favorecidas ou escolas técnicas de ONGs, por exemplo.

3- Contribuição com instituições que tragam mais justiça

De que adianta uma empresa prosperar enquanto seu entorno enfrenta problemas relacionados à violência ou injustiças sociais? Para colocar a sustentabilidade social em prática, é fundamental que as empresas se preocupem com as regiões ao redor de sua estrutura. Nessas áreas, é possível criar as mais diversas iniciativas para facilitar a população do bairro a ter acesso a cultura, esportes, lazer e serviços sociais.

Talvez não seja possível que sua empresa realize uma iniciativa própria, mas certamente há iniciativas que já são realizadas e podem ser apoiadas!

4- Fomento à educação de qualidade

Os desafios da educação no mundo todo passam também pela relação dos colaboradores com as empresas. Quanto melhor a educação em uma sociedade, maiores as chances de que as empresas cresçam em função do trabalho intelectual de seus funcionários. Assim, quando há alguma deficiência no sistema educacional, cabe também às empresas estimular o desenvolvimento intelectual das pessoas, fomentando uma educação de maior qualidade.

Assim como outras medidas, esta também pode ser feita em parceria com iniciativas já existentes, mantendo o foco na sustentabilidade social.

5- Estímulo ao consumo consciente

O estímulo ao consumo consciente deve partir também das empresas. Quando a população tem mais conhecimento a respeito da produção industrial e dos impactos de suas compras para o meio ambiente, ela passa a valorizar as empresas que se adequam aos critérios ambientais, valorizando ainda mais as marcas dedicadas.

Campanhas pelo consumo consciente, bem como iniciativas que envolvam a busca por selos ambientais e premiações na área só tendem a agregar ainda mais valor à marca, além de estimular o crescimento da marca no longo prazo.