Que tal testar novos formatos de podcast?
Se a sua estratégia de conteúdo envolve a produção de podcast, meus parabéns! Você escolheu uma forma de comunicar-se com a audiência que gera bom engajamento, permite alcançar novos públicos e ainda gera identificação e fidelização dos ouvintes, além de ter baixo custo em comparação com outros modelos.
É claro que você deve ter pensado em fazer um podcast em que algumas pessoas conversam sobre um assunto, ou um entrevistador comanda um bate-papo com convidados. No entanto, existem diversos formatos de podcast que podem ser explorados.
Os podcasts em formato de Monólogo são aqueles que contam apenas com um apresentador. Embora alguns podcasts de notícia tenham apenas um locutor, o termo é usado para definir aqueles podcasts mais reflexivos ou com histórias, na qual o apresentador fala com o ouvinte ou consigo mesmo.
Entre os principais exemplos, estão o podcast “Respondendo em Voz Alta”, da apresentadora de pseudônimo Laurinha Lero. O podcast “Não Inviabilize”, de Déia Freitas, também se encaixa neste formato (embora tenha intervenções rápidas de outras pessoas). Por não ter a dinâmica de vários apresentadores, é comum que o Monólogo tenha duração mais curta.
Definitivamente, o podcast em formato de “bate-papo” ou de “papo de bar” é o mais comum entre os podcasts. Temáticas variadas são discutidas entre pessoas diferentes, em episódios que podem contar com dois, três ou até uma dezena de participantes – que podem ser fixos ou convidados.
Um dos podcasts mais ouvidos e antigos do país, o NerdCast, é realizado neste formato. Embora a maioria tenha temáticas voltadas ao entretenimento, o Foro de Teresina fala de política e traz informações no formato de bate-papo.
O formato de entrevista é comum em inúmeros tipos de programas, e não seria diferente no formato podcast. Com um apresentador e convidados diferentes a cada episódio, o formato busca extrair do convidado aquilo que ele tem a dizer. Recentemente, as entrevistas ganharam destaque e fama devido ao crescimento de programas para o Youtube em formato Talk Show – e que são chamados de podcasts porque podem ser consumidos apenas por meio do áudio. Um programa que não tem a versão em vídeo é o podcast Mano a Mano, apresentado pelo rapper Mano Brown.
O formato jornalístico de podcasts talvez seja o que mais se assemelha ao rádio tradicional. Vinhetas chamativas e notícias do dia dão o tom dos programas mais conhecidos, que geralmente pertencem a grandes veículos de mídia, como o Café da Manhã (do grupo Folha), o Durma com Essa (do Nexo Jornal) e O Assunto (do G1, portal da Globo).
Um formato muito interessante de podcast é o que se propõe a apresentar um determinado tema e dar um panorama geral a respeito dele. Geralmente os programas são dedicados a áreas do conhecimento como Ciência, Geografia, História, entre outros.
Os podcasts de formação costumam ter a famosa “cauda longa” de audiência, já que permanecem relevantes por mais tempo, e podem ser ótimas fontes de estudo para quem se interessar por eles. Dois exemplos que ilustram bem esse tipo de podcast são o Scicast, sobre ciência, e o História FM.
Podcasts desse tipo são muito mais trabalhosos de se produzir, mas muito mais emocionantes. Eles podem conter histórias reais em formato de documentário ou histórias fictícias roteirizadas e com atores vivendo seus personagens. Nestes programas, o narrador dá a emoção necessária ao texto e a trilha sonora se faz mais presente.
Imersivos, os podcasts de Storytelling se destacam por serem feitos de forma mais meticulosa e detalhada, e podem contar com intervenções sonoras, efeitos, aumento de volume, entre outras formas de construir a narrativa do que se deseja contar. Os podcasts Projeto Humanos e Paciente 63 estão entre os mais conhecidos a falar do tema.
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