Artigo

O que uma rua da França e o presidente do Brasil têm em comum

15/03/19

Recentemente, o poder das redes sociais foi provado mais uma vez, e mostrou que elas não geram resultados apenas do ponto de vista positivo. Pelo contrário: seu uso indevido, indiscriminado ou exagerado pode ser responsável por resultados ruins para muitas pessoas.

O primeiro caso é já conhecido da grande maioria dos brasileiros. O presidente Jair Bolsonaro manifestou-se no twitter com um vídeo bastante explícito de um acontecimento pontual no carnaval brasileiro. Além de gerar controvérsia, houve repercussão e debate internacional sobre a sua postura nas redes sociais.

Enquanto isso, uma famosa rua da cidade de Paris pode ser fechada devido à presença de “instagrammers” durante o dia todo. Segundo o portal B9, a rua Crémieux, da capital francesa, pode ser fechada aos fins de semana para evitar a presença de tantas pessoas que vão ao local para tirar fotos e fazer brincadeiras, o que vem desgastando os moradores locais.

O poder da multidão nas redes sociais

As duas notícias parecem muito diferentes, mas representam igualmente o poder que as redes sociais dão quando o alcance de algo é muito grande. Tivesse sido um usuário com poucos seguidores a publicar um vídeo obsceno na internet, o assunto jamais teria se tornado debate nacional. Fossem apenas algumas pessoas a tirar fotos e visitar a rua, dificilmente a associação de moradores se sentiria afetada.

O fato é que as redes sociais ganham destaque e poder quando são vistas por muitos, e por isso exigem cuidados. Ao mesmo tempo em que um local pode ganhar fama – mesmo involuntariamente – de forma orgânica, qualquer marca, empresa ou pessoa pública precisa pensar muito antes de definir uma postagem e um discurso em específico: cada publicação tem um grande poder de influenciar pessoas. É por isso que o trabalho com redes sociais e deve ser realizado de forma estratégica.