Dicas

7 fatores importantes para manter a unidade da sua identidade visual

21/09/22

Não é a primeira vez que falamos sobre identidade visual por aqui. No entanto, este assunto se faz sempre muito importante principalmente para manter a unidade da marca, já que se trata de um fator preponderante para o sucesso de uma empresa.

Logotipo, slogan e cores são elementos importantes para estabelecer o site da empresa, reforçar campanhas publicitárias e definir estratégias diversas de divulgação. No entanto, para manter a unidade da sua identidade visual, é preciso atentar-se às postagens nas redes sociais, uso de documentos oficiais internos e externos, assim como definir temas e ideias a serem explorados em projetos diversos (de patrocínio e promoções em geral, por exemplo).

Pensando nisso, é importante se atentar a alguns fatores do dia a dia da sua empresa para verificar como anda a unidade da sua identidade visual.

Confira abaixo o “checklist” e veja se a sua identidade visual está em um bom caminho.

Paleta de cores

Quais as cores das postagens nas redes sociais? E das paredes do escritório? Que cores são utilizadas nos móveis da empresa (especialmente nos espaços que recebem clientes e parceiros)? É importante analisar como está a unidade da identidade visual em todos os elementos. Isso não significa que as cores devam ser todas exatamente iguais, mas que deve-se decidir por tons semelhantes ou variações do mesmo tema. O importante é que fique muito claro para você e seus clientes qual a personalidade da marca!

Fonte

A primeira linha tem fontes com serifa, diferente das restantes

Quais as fontes utilizadas nos textos das suas publicações? E nas peças publicitárias? É importante que elas sejam semelhantes, em vez de variar completamente entre uma produção e outra. Assim como as cores, a fonte dos textos não precisa ser sempre a mesma: pode haver algumas variações – e os documentos oficiais devem estar nas fontes tradicionais, é claro! Um fator que você deve analisar nas letras das artes em redes sociais e peças publicitárias é a presença de serifa.

A serifa é a barra ou prolongamento no fim das hastes das letras, e que as tornam mais sérias. Além do tom de seriedade e formalidade, a letra com serifa também funciona melhor para textos muito longos e em blocos grandes (como nas páginas dos livros). A fonte mais famosa com serifa é provavelmente a “Times New Roman”.

As melhores texturas e padrões de fundo

Qual a cor do fundo do panfleto da sua marca? As postagens nas redes sociais têm alguma textura? Geralmente, essas produções contêm elementos gráficos que se repetem e que transmitem uma mesma sensação. Uma instituição de ensino, por exemplo, pode ter a imagem da lousa como algo que se repete, com textos escritos como se fossem a letra de um professor. Ao mesmo tempo, marcas relacionadas a escritório podem conter elementos gráficos que remetam ao “post-it” colado em um canto com algum lembrete.

Emojis e stickers – se precisar!

Sua comunicação é mais moderna? Ou mais descontraída? Então talvez os emojis e “stickers” (selos com desenhos que evocam alguma emoção) sejam uma boa escolha para postagens, e-mails e outras formas de comunicação. Mas quais emojis podem ser usados? Qual o limite? Que temas devem ser evitados? É importante ter essa clareza para evitar exageros ou perda de credibilidade (afinal, tudo tem limite).

Consistência

Não adianta manter a unidade de uma identidade visual por alguns meses e depois abandoná-la. Para que o público compreenda a personalidade da marca, você deve mantê-la em longo prazo. Por isso, quanto menos mudanças forem feitas na marca e nos elementos da identidade visual, melhor será!

É claro que, se o momento da sua empresa pede por um re-branding completo, então vá com tudo e faça as mudanças! Mas faça-as sabendo que, depois, a marca vai precisar de tempo e publicidade para se estabelecer.

Histórico recente de mudanças no Bradesco
Mudança recente no Google

Mudanças gradativas

Uma grande aliada da consistência na identidade visual é a mudança gradativa. Veja, por exemplo, marcas como o Google e o Bradesco. As fontes usadas no logo e, consequentemente, as transformações realizadas ao longo do tempo foram graduais. Após alguns anos, as marcas se adaptam e mudam, mas raramente isso ocorre de forma brusca.

A mesma ideia de mudança gradativa pode ser aplicada às cores, texturas, fontes e propostas. Desta forma, você não fica parado no tempo, mas também não exige o desenvolvimento de relações totalmente novas com o público-alvo.

História e sentimento como base

Por fim, não podemos deixar de falar da história da marca. Qual sentimento ela passa ao público? Quais sensações a presença da sua marca deixa no dia a dia dos consumidores? De que forma isso se relaciona com o produto ou serviço oferecido?

É importante que, na história da sua marca, as cores e todas as características ao redor dela façam sentido. Isso não significa que a marca necessite de uma história específica, com acontecimentos em sequência que a justifiquem, mas que sua proposta e seu motivo de existir sigam uma coerência. Desta forma, marcas sérias devem ter elementos gráficos sérios, marcas femininas devem ter elementos gráficos femininos, e assim por diante.