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7 formas de aproveitar melhor a produção de conteúdo da sua empresa

19/06/21

Sua empresa certamente já investe em produção de conteúdo: tem blogs, redes sociais, vídeos no Youtube, site com boa estrutura de SEO. Mas será que você está aproveitando sua capacidade de produzir conteúdo ao máximo?

Pensando nesse fator, é importante compreender que sempre há maneiras de melhorar e impulsionar a produção de conteúdo. Existem estratégias, reflexões e pontos de vista que podem ser trabalhados e melhorados para tornar a produção de conteúdo mais assertiva, gerando assim mais resultados.

Confira algumas ideias que podem ajudar sua marca:

1- Pense em como contar histórias

A prática do Storytelling é sempre uma das melhores formas de se conectar com o público e gerar engajamento. Existem cursos, textos e explicações sobre o termo Storytelling, mas a base de tudo está em contar histórias que evidenciem algo importante na comunicação de sua marca. Você pode criar personagens e contar histórias para exemplificar algo da sua marca, ou então pode colocar vídeos com histórias de cases dos seus clientes na página.

Não há limites para a criatividade: peças publicitárias podem contar histórias, e até mesmo produtos podem se transformar em “personagens”, por exemplo. Peças publicitárias também costumam dar bons resultados quando contam histórias.

2- Procure outros produtores

É ótimo que a sua marca tenha um blog, redes sociais e até mesmo um podcast. Mas será que é só nesses canais que você deve produzir conteúdo? Nos tempos em que a atenção na internet é extremamente disputada, fazer parcerias e colocar seu conteúdo em outros locais pode ser uma ótima ideia. São bons exemplos as famosas “publis” com influenciadores, ou até mesmo os presentes para que eles mostrem como “recebidos”.

Você também pode anunciar em podcasts e canais do Youtube de outros. É possível fazer isso de maneira criativa, ou seja, sem anúncios tradicionais, mas com campanhas pensadas com base no conteúdo que levará o público deles a consumir sua marca.

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3- Tenha bom humor!

Ninguém gosta de discurso pesado. Nunca é boa ideia associar sua marca a um discurso muito sisudo, e até mesmo falas emotivas podem cansar. Seja leve, faça brincadeiras e mantenha sempre uma comunicação bem-humorada. Isso pode fazer toda a diferença na hora de associarem sua marca a sentimentos bons.

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4- Conecte-se com as coisas que estão acontecendo no mundo

É claro que uma empresa não tem a responsabilidade de noticiar acontecimentos, nem de se pronunciar sobre tudo. Mas há momentos em que não se pode ignorar determinados fatos. Afinal, se o país vive alguma crise ou se eventos esportivos movimentam as pessoas, o público vai gostar de saber que sua marca sabe disso e se insere na sociedade.

Uma boa equipe de comunicação deve saber passar a mensagem sem causar polêmica ou fugir do objetivo da empresa. O importante é não parecer alheio ao resto do mundo. Um exemplo vem do início do período de isolamento social no país nas redes sociais do Sítio Kolibri, cliente da ISSOaí Design. Foi reforçada na comunicação sobre como as flores ajudam as pessoas que ficam em casa, bem como o incentivo para comprarem flores por meio de delivery, mostrando que a marca sabia das dificuldades que estavam sendo enfrentadas.

5- Pense na comunidade e em como fortalecer o entorno da sua marca

Se você vende jogos de videogame, certamente vai querer que as pessoas se interessem cada vez mais por tecnologia em geral. Uma marca de produtos naturais com certeza se interessa em levar cada vez mais as pessoas a viverem um estilo de vida saudável. Se o seu universo é de carros, talvez seja do seu interesse produzir conteúdo sobre viagens, por exemplo.

O segredo de pensar no entorno da marca é não se prender apenas ao produto em si. Desta forma, é possível que, em algum tipo de conteúdo produzido, algumas pessoas se interessem por outras coisas que não sejam o seu produto especificamente. Procure entender que isso faz parte do processo da conversa com seu público.

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6- Constância sempre!

Não adianta produzir as redes sociais por seis meses e depois parar, assim como não serve de nada publicar vídeos de forma aleatória no seu canal. A constância é fundamental para que sua comunicação permaneça sempre viva e alcance cada vez mais pessoas.

Estabeleça uma frequência ideal, determine as metas, e continue seguindo em frente, sem desistir!

7- Nem tudo precisa ter “call to action”

Se você tem constância e produz conteúdo de forma ampla e bem pensada, já deve ter se dado conta de que nem tudo o que se faz precisa necessariamente de uma “call to action”. Ou seja, não é em todo conteúdo que deverá haver obrigatoriamente um convite ao público para consumir sua marca ou prosseguir por algum caminho, como inscrever o e-mail.

É claro que o “call to action” continua sendo necessário e deve ser usado algumas vezes. No entanto, a produção de conteúdo vai muito além da venda direta e em curto prazo.

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