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Publicidade no streaming ganha força

16/10/23

Devido à competitividade das plataformas de streaming e às mudanças que ocorrem no mercado, a tendência é cada vez maior para que canais como a Netflix, Disney+, Prime Video e similares tenham anúncios ao público, mesmo nos planos em que se paga assinatura. Os motivos para isso são muitos, mas o principal é a dificuldade que as plataformas têm em manter-se apenas com assinaturas.

Hoje, os serviços de streaming correspondem a 40% do tempo total gasto pelo público no consumo de televisão. Isso indica que as TVs aberta e a cabo seguirão existindo, mas a reconfiguração do mercado é cada vez mais preponderante.

Do ponto de vista dos profissionais de marketing, é necessário compreender as transformações e adaptar-se às novas realidades que forem se apresentando.

Marketing de streaming de vídeo

Segundo as pesquisas mais recentes, investir no marketing em plataformas de streaming traz diversos benefícios mesmo nas plataformas menores que fazem isso há mais tempo, como a Pluto TV, Tubi e The Roku Channel. Com a chegada dos grandes players do mercado, isso deve aumentar ainda mais a capacidade.

Já é possível fazer inserção dinâmica de anúncios (DAI, na sigla em inglês) e publicidade programática: isso permite que o anunciante faça lances em locais de anúncio com base nas características do espectador. Esse ‘microtargeting’ aumenta o engajamento e o desempenho dos anúncios.

Segundo um relatório apresentado pela Video Marketing Statistics de 2022, da empresa Wyzowl, os anunciantes em marketing de streaming de vídeo tiveram os seguintes resultados:

– 81% dos anunciantes tiveram aumento nas vendas

– 87% tiveram aumento de tráfego

– 93% tiveram aumento no reconhecimento da marca

Se a sua marca (ou seu cliente) tiver interesse em estar nas plataformas de streaming, é necessário atentar-se a algumas tendências fundamentais do mercado. Confira:

Personalize ao máximo a segmentação

Não adianta querer anunciar para todo mundo. Se o objetivo é atingir jovens, fale com a linguagem deles. Se a ideia é chegar nas mulheres, dê ênfase nas dores e objetivos delas. Se o foco é anunciar para empreendedores, volte a segmentação para eles e não tente ampliar a linguagem. A ideia é sempre fazer o anúncio mais segmentado possível.

Faça publicidade contextual

Para se encaixar no ambiente do streaming, a publicidade pode estar atrelada a ele. Se possível, tenha uma linguagem atrelada ao entretenimento. Quanto menos intrusiva for a publicidade, maior a tendência de que funcione. Apostar na inteligência do conteúdo e no máximo de conexão com o público-alvo (bem como a realidade do mundo do entretenimento que as pessoas buscam no streaming) é a melhor forma de conversar com eles e conquistar o consumidor.

Seja mobile-first e meça os resultados com base em métricas novas

Ao produzir os vídeos para marketing de streaming, é fundamental pensar que a maioria do público terá acesso por meio dos aplicativos para mobile: o visual voltado à tela pequena faz toda a diferença! E como as métricas da TV tradicional não são mais suficientes para calcular os alcances, é preciso usar as métricas mais novas para calcular o impacto das campanhas, indo além do simples número absoluto da audiência.