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7 tipos de ferramentas essenciais para facilitar o trabalho de equipes remotas

19/09/24
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Equipes remotas ou híbridas são a grande realidade da maioria das empresas e agências de comunicação, marketing e design. Permitir a entrada de colaboradores sem a limitação geográfica costuma contribuir demais com a diversidade da equipe, além de permitir processos de seleção mais democráticos.

Outra grande vantagem das equipes remotas ou híbridas está no fomento da qualidade de vida das pessoas: sem o tempo gasto na locomoção até o escritório (que pode ser muito longo especialmente nas grandes cidades), os colaboradores conseguem ter rotinas muito mais agradáveis e estilos de vida mais tranquilos.

No entanto, para que as equipes remotas sigam realmente focadas, organizadas e produtivas, é fundamental que as empresas lancem mão de ferramentas importantes para realizar reuniões, acompanhar o trabalho de cada um e facilitar a realização de tarefas.

1- Gerenciamento de Projetos (Trello / Asana / Toggl Track)

Quais tarefas precisam ser feitas? Quais os prazos? Como organizar cada cliente, cada entrega e cada detalhe a ser feito? É para isso que existem programas como o Trello, Asana e Monday, que organizam as tarefas e permitem que os colaboradores acompanhem o que é feito. O Toggl Track já funciona de forma diferente: é um software que, ao ser instalado no computador, permite aos gerentes e líderes gerenciarem o tempo gasto pela equipe nas diferentes tarefas.

Trello – imagem ilustrativa

2- Comunicação (Hangouts / Slack / Telegram / Discord)

Aplicativos de comunicação para equipes são fundamentais e devem ser bem escolhidos com base na facilidade de uso e na forma como a empresa se adequa. O uso mais simplificado do Hangouts, do Google, pode ser um atrativo, mas as opções disponíveis em programas como o Discord e o Slack costumam atrair empresas que precisam separar em grupos, transferir arquivos, entre outros (ainda que o Discord, por ser largamente usado por outras comunidades, possa ser fonte de distrações). O Telegram é fácil de usar em sua versão web, e por isso se destaca para quem deseja manter comunicação também pelo telefone.

3- Reuniões (Zoom / Skype / Harmonizely / SavvyCal)

Precisa realizar muitas reuniões online? Certamente os aplicativos de chamada como Skype e Zoom já fazem parte da sua realidade – ou até mesmo opções semelhantes, que incluem o próprio GoogleMeet. Entre versões pagas e gratuitas, com suas limitações que incluem tempo de chamada e quantidade de participantes, sua empresa deve escolher qual se encaixa melhor.

Junto disso, você certamente vai precisar de um aplicativo de gerenciamento de reuniões para garantir que todos se lembrem dos horários. Aplicativos como Harmonizely ou SavvyCal podem fazer isso, garantindo os devidos lembretes aos participantes das reuniões. A agenda do Google também tem essa função.

Zoom – imagem ilustrativa

4- Armazenamento e compartilhamento de arquivos (Google Drive / Dropbox / One Drive / iCloud)

O armazenamento de arquivos em nuvem permite que as equipes tenham acesso aos arquivos de forma segura e estável. Os principais serviços que cada empresa necessita vão ser variáveis conforme suas necessidades, como a transferência de grandes arquivos (como vídeos em alta definição) ou a segurança de documentos (que exigem checagem de vírus e malwares ou transferências criptografadas). Nestes casos, os serviços pagos certamente serão necessários.

A boa notícia é que são muitos os serviços oferecidos, desde o armazenamento do Google Drive (que pode ser gratuito ou pago), até os serviços da Microsoft (One Drive) ou Apple (iCloud).

5- Suporte ao cliente (Cloudtalk / Salesforce  / LiveChat)

Empresas que precisam oferecer serviço de suporte ao cliente podem demandar programas de Call Center, como o Cloudtalk, ou softwares de CRM (Customer Relationship Management), como o Salesforce. Enquanto isso, a plataforma LiveChat é usada no serviço de atendimento ao cliente por meio de bate-papo em tempo real no site.

O uso de cada uma destas plataformas de suporte ao cliente vai depender do tipo de serviço prestado, mas é fundamental para equipes remotas, já que cada colaborador de atendimento ao cliente estará em um local diferente.

6- Suporte ao funcionário (TeamViewer / LogmeIn)

Empresas de grande porte e com equipes muito grandes provavelmente vão precisar se serviços de suporte ao colaborador. Nestas situações, as equipes remotas terão necessidade de softwares para controle de computadores remotos.

Estações de trabalho com programas como o TeamViewer ou LogmeIn permitem que um técnico controle o computador remotamente para fazer reparos e análises, facilitando assim o trabalho de suporte.

7- Serviços de criatividade e redes sociais (MLabs / Canva / CapCut)

Agência de comunicação? Marketing? Se você tem clientes com redes sociais ou se a própria empresa tem necessidade de manter suas redes sociais em funcionamento, com certeza você vai precisar de ferramentas de criação e publicação de posts nas redes sociais.

Para isso, equipes remotas encontram neste trio de plataformas as suas melhores amigas: Mlabs para programar postagens, Canva para produzir artes de forma rápida, e CapCut para editar vídeos. No caso de equipes enxutas, em que poucas pessoas produzem diversos tipos de conteúdo, estas ferramentas voltadas à criatividade são muito bem-vindas!

MLabs – imagem ilustrativa