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5 coisas típicas da Geração Z que as marcas deveriam buscar fazer

01/09/22
5 coisas típicas da Geração Z que as marcas deveriam buscar fazer

Você conhece bem a Geração Z?

As tendências de uma sociedade são muito marcadas pelos hábitos e práticas dos jovens. Observar o comportamento e estilo de vida das pessoas é sempre uma ótima forma de compreender os hábitos que vão moldar (ou já estão moldando) a sociedade. Ao saber disso, é possível adaptar a comunicação da sua marca e até mesmo entender o que pode ser feito para conquistar mais público com seu conteúdo.

Hoje, boa parte dos jovens adultos e adolescentes pertence à Geração Z. De forma geral, pertencem a este grupo todas as pessoas nascidas entre 1995 e 2010. Ou seja, elas têm entre 12 e 27 anos – embora esses números não precisem ser levados tão à risca.

Conhecidas por serem a primeira geração de nativos digitais – que desde a infância tiveram acesso à internet com facilidade e passaram a realizar múltiplas atividades ao mesmo tempo. Práticos, realistas, avessos a rótulos e preocupados em construir um futuro melhor, os membros da Geração Z seguem transformando o mundo à sua maneira – na esteira da anterior Geração Y, e sendo seguida pela Geração Alpha.

Se o seu objetivo é conversar melhor com a Geração Z, então confira algumas das tendências e preferências:

Mashup

A ideia de “mashup” vem da música e significa “misturar”. Ele surgiu na música eletrônica e no trabalho de vários DJs, que colocavam diferentes ritmos ao mesmo tempo para inovar na produção musical. No entanto, nos dias de hoje o mashup também é utilizado em imagens, memes e outros elementos que podemos compartilhar nas redes sociais.

Você já deve ter visto alguma trend no TikTok em que as pessoas dublam vídeos que viralizaram antes, ou fazem cenas com músicas e falas de outros memes, inserindo-os depois da gravação.

As publicações nas redes sociais voltadas aos mais jovens podem muito bem incluir esse tipo de mistura. Fazer mashup com memes e outros elementos vai criar identificação com a Geração Z, além de dar mais agilidade à sua comunicação nas redes!

Entrar na onda das brincadeiras

Recentemente, a Netflix convidou o ex-BBB Serginho para fazer uma ação da série Sandman. A escolha da celebridade não foi aleatória: ela se deu após muitas pessoas compararem o protagonista da série com o influenciador.

O mundo informal da Geração Z não combina com elementos formais e engessados da comunicação oficial de empresas tradicionais. Os jovens entendem que as brincadeiras, piadas e memes devem ser abraçados pelas marcas. Ser bem-humorado e não se abater com algo que “virou meme” pode ser uma ótima forma de se comunicar!

Vídeos curtos e espertos

Passe alguns minutos no TikTok, e você verá a quantidade de vídeos criativos e cheios de edições, com escolhas diferentes para a forma de lidar com o vídeo, ou então com pessoas fazendo algumas coisas impressionantes.

É claro que existem vídeos tolos e perfis sem muita qualidade: isso existe em todo lugar. No entanto, é importante compreender que a geração TikTok veio pra ficar. Ou seja: cada vez mais as pessoas vão querer ver vídeos curtos e inteligentes, bem produzidos e ao mesmo tempo feitos com agilidade.

Sensibilidade

Um fator muito marcante na Geração Z é a sensibilidade. Algumas pesquisas já indicam que as pessoas dessa faixa etária são mais sensíveis a mudanças de humor, falam mais de seus sentimentos e estão mais conectadas com questões como identidade de gênero e sexualidade, bem como as experiências individuais de cada um. Assim, os membros da Geração Z se equilibram entre uma vida mais individualizada e que aceita as diferenças com mais facilidade.

Com essa sensibilidade, duas tendências se fazem importantes de reparar: as pequenas alegrias do dia (small joys, em inglês), que são valorizadas e podem ser postadas em benefício dos momentos tristes e difíceis; e os avisos de gatilho, cada vez mais comuns em livros, filmes e séries, que pressupõem que nem todas as pessoas se sentem à vontade em acompanhar cenas de abuso, violência ou outros temas difíceis.

Representação de algo maior

A Geração Z é muito preocupada com o impacto das empresas na sociedade. Trata-se de uma geração inteira que já está ciente do aquecimento global e que começa a olhar de forma crítica para o consumo.

Tanto para trabalhar quanto consumir, a Geração Z não quer mais se envolver apenas comercialmente com as marcas: ela quer se sentir participante de um movimento mais amplo e que busque fazer algo para melhorar o mundo.

Por isso, é fundamental transformar a mensagem da marca em algo positivo, incentivando transformações e atuando com campanhas realmente efetivas.