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Conteúdo próprio: por que ele é tão importante?

25/10/21

Você sabia que o conteúdo próprio é fundamental para a sua estratégia de marketing de conteúdo? É sobre isso que vamos falar.

Muitas empresas têm um espaço de blog inativado em seu site. Aposto que você já deve ter entrado em algum site e visto uma seção com o nome “blog” ou “notícias” com textos desatualizados, certo? Espero que não seja a sua, mas, caso seja, não há motivo para se desesperar.

Ter um espaço com notícias ou artigos em blog é fundamental para a estratégia de conteúdo de qualquer empresa. É claro que não se trata de uma regra definitiva: tudo depende do seu serviço, do público-alvo e da estratégia criada para alcançar o público. No entanto, é muito comum que isso passe pela manutenção de um espaço com atualizações de informações em seu site. O motivo para isso tem nome: marketing de conteúdo.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é o nome dado à estratégia para engajar o público-alvo e aumentar o número de clientes em potencial por meio de material relevante. Isso acontece porque, quando sua marca gera valor ao público, ele percebe o quanto a empresa pode ajudá-lo, e passa a desejar se tornar um consumidor ou cliente.

A produção de conteúdo de uma empresa, portanto, passa pela necessidade de se criar textos, vídeos, e-books, ou o material que for possível, e que tenha relação com os clientes em potencial e suas necessidades. E cada marca tem um recorte diferente (mesmo as concorrentes diretas). Por isso, o conteúdo precisa ser próprio.

Produza o seu!

Algumas empresas, especialmente aquelas com equipes mais enxutas, tendem a achar que o blog precisa apenas ser “preenchido” com novas informações. Ou que as postagens nas redes sociais devem apenas chamar a atenção das pessoas.

No entanto, o conteúdo copiado ou repetido à exaustão é extremamente ruim para que uma marca alcance resultados.

Existem diversos motivos para isso:

1- O Google penaliza os sites que copiam textos e faz com que eles sejam mais difíceis de se encontrar! Isso significa que um texto publicado anteriormente em outro local, por exemplo, será identificado pela inteligência artificial do sistema de buscas e penalizado por ele! O mesmo ocorre com vídeos em plataformas como o Youtube, por exemplo.

2- O público-alvo percebe, mesmo que sutilmente, que uma linguagem não pertence àquela marca, ou que um determinado conteúdo está deslocado do real trabalho da empresa. Ou então, como há diferenças no público, ele simplesmente não terá o engajamento necessário.

3- Do ponto de vista da lei, dependendo da forma como a “cópia” for feita, a empresa pode ser punida pelas autoridades.

Produzir conteúdo não é tão difícil

É claro que uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo demanda tempo, dedicação e investimento. Mas também não é o fim do mundo! Mesmo com equipes enxutas, uma empresa pode desenvolver o tipo de conteúdo a ser produzido e obter resultados que vão da valorização da marca, da melhoria na percepção do público, e consequentemente no número das vendas.

Confira no nosso blog COMO PRODUZIR BOM CONTEÚDO!

Veja também UM CASO QUE ENSINA SOBRE O TEMA.