Artigo

Quero fazer um site para minha empresa: quais os primeiros passos?

18/03/22

Você sabia que ainda existem empresas que não possuem um site próprio? Segundo uma pesquisa da Boa Vista (de soluções de comércio eletrônico), apenas 39% das empresas utilizam a internet com uma plataforma de negócios e somente 38% das empresas brasileiras possuem um site próprio.

É claro que existem alguns espaços na internet que são importantes de serem ocupados: uma página no Facebook ajuda as pessoas a encontrarem seu endereço e localização, enquanto a marcação do local do negócio precisa estar devidamente registrada no Google Maps, por exemplo! No entanto, o site continua sendo fundamental.

Por que ter um site?

Talvez você já saiba, mas nunca é demais repetir: ter um site é como ter um endereço próprio na internet!

Entre as principais vantagens, estão: ganhar mais confiança do público, ser encontrado nas pesquisas do Google, perder a oportunidade de conquistar clientes e descentralizar as operações digitais da empresa!

Há algum tempo atrás, quando a internet ainda não fazia parte da vida de todos, ter um sie podia ser um luxo. Mas hoje, é obrigação! O lado bom é que não se trata mais de algo caro ou fora do alcance das empresas pequenas: é possível contar com um site com investimentos bem baixos.

Lembre-se: seu site é seu porto seguro na internet!

O primeiro de todos os passos

Antes de começar a pensar no site da sua empresa,  é preciso ter uma identidade visual. Isso significa que você deve pensar no logotipo da sua empresa e nas cores e formas que vão representá-la. O ideal é contar com uma empresa de design e publicidade para fazer isso.

Ao determinar a “cara” da sua empresa, você deve ter em mente o que ela é e representa: moderna ou clássica? Inovadora ou tradicional? Séria ou descontraída? Tudo isso vai determinar se as letras a serem usadas serão mais redondas ou mais retas, e também determinarão as cores que devem orientar tudo na sua empresa: as cores das paredes, da fachada, e até mesmo de documentos!

Um site com a sua cara

Tendo em mãos a identidade visual da sua empresa, você já tem uma ideia de como o site vai ficar: ele deve ter as mesmas características e cores, é claro!

A partir de então, você vai precisar seguir os seguintes passos:

1- Registrar o domínio

O domínio de um site é o endereço que deve ser digitado para chegar até ele. Dependendo do nome da sua empresa, pode ser um desafio encontrar um que funcione, já que muitos domínios já foram adquiridos, especialmente se a empresa tiver um nome mais comum. Determinar se o site terá a finalização “.com” ou “.com.br” também é uma escolha.

O nome do site da empresa deve ser escolhido cuidadosamente, pois fará toda a diferença para o mecanismo de busca do Google e outros sites de pesquisa. Uma empresa com nome X, que tem como endereço “Y.com” certamente vai ter mais dificuldade de ser encontrada. Se for uma empresa focada em uma região, pode ser que o nome da cidade ajude.

2- Definir um servidor

Existem inúmeros servidores de sites disponíveis. Se o seu site é um apartamento, o servidor é o “prédio” onde o seu apartamento se encontra. Eles são o espaço digital que a conexão dos computadores acessa para obter as informações disponíveis “dentro” dele. Todo servidor exige um pagamento (geralmente anual), como se fosse o “condomínio” do site.

Como você pode imaginar, os servidores mais caros são melhores (mais rápidos e com muito espaço), enquanto os servidores mais baratos tendem a dar mais problemas (como demorar para responder a um clique ou então “cair” diante de muitos visitantes, por exemplo).

3- Estabelecer o “construtor” e o “template”

Se você decidir fazer seu site em uma plataforma chamada de “construtor”, como o Wix ou o Zyro, você vai ver não é difícil montar o próprio site: eles geralmente são intuitivos e possuem diversos templates, ou seja, modelos de estrutura “pré-fabricada” para sites.

Além deles, existe também o WordPress, que funciona de maneira semelhante, mas exige um pouco mais de domínio de técnicas e tecnicamente não é chamado de “construtor”.

Caso você escolha um template, verá que ele pode não ficar perfeito para a identidade visual da sua empresa, já que existe um número limitado de cores e formatos para o site.

O caminho mais profissional

Sabendo de tudo isso, é fundamental entender que existem profissionais capazes de seguir o padrão da empresa e criar um template próprio: único e condizente com a imagem a ser transmitida.

Na ISSOaí Design, o serviço de criação de sites garante a escolha dos melhores servidores, domínios e formatos. É possível que a realidade da sua empresa permita fazer um site e tomar todas essas decisões com quem entende do assunto. Faça um orçamento!