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Representatividade negra: pesquisa indica problema com estereótipo

21/11/21
Representatividade negra: pesquisa indica problema com estereótipo

No ano de 2020, a representatividade negra em peças publicitárias teve um aumento de apenas 4% em relação a 2019, segundo a pesquisa da Elifegroup em parceria com a SA365. A mesma pesquisa também indicou alguns problemas na forma como pessoas pretas e pardas são representadas na publicidade.

A notícia, publicada no portal Meio & Mensagem, indica que os 20 maiores anunciantes do país não aumentaram a presença de pessoas pretas e pardas em suas postagens nem mesmo no mês de novembro, quando é celebrada a Consciência Negra.

Outro dado importante da pesquisa sobre representatividade negra trata do motivo do uso de pessoas negras em publicidades. Postagens relacionadas ao auxílio emergencial, por exemplo, são os principais responsáveis pelo índice de 48% de presença de pretos e pardos nas publicações do setor financeiro. O mesmo fenômeno é visto no carnaval, quando aumenta a presença de pessoas negras em postagens das marcas. Tal índice mostra como a publicidade continua reproduzindo estereótipos de raça.

Isso se conecta com uma pesquisa de dezembro de 2020 da Heads Propaganda e ONU Mulheres, que indicou que a presença de negros cai muito em anúncios que envolvem idosos e programas infantis. Esta pesquisa se ateve especificamente aos comerciais de TV, e identificou que a presença de homens negros protagonizando comerciais chegou a 22% em fevereiro de 2020, mas voltou depois ao patamar de 7% dos comerciais, em média.

O que isso indica?

A partir da notícia, podemos compreender como o uso de atores e modelos negros em peças publicitárias (sejam posts de rede social ou campanhas) deve passar também pelo motivo que leva essas pessoas a estarem lá.

Isso significa que, se a sua empresa tem a intenção de mostrar um elenco mais diversos de representantes da marca, é preciso compreender melhor de que forma e em quais circunstâncias a campanha é feita. Representatividade negra não significa apenas ter pessoas negras presentes, mas tem relação com o lugar que essas pessoas ocupam.

No Brasil, mais de 50% da população é preta ou parda, e refletir essa porcentagem na publicidade tende a gerar mais identificação do público com os produtos, o que contribuiria para mais vendas. Que marcas não se interessariam em se comunicar com metade da população do país?