Artigo

Por que e como fazer um vídeo de fim de ano

30/11/20

Com a chegada do mês de dezembro, muitas empresas preparam um vídeo de fim de ano para dialogar com o público. Eles costumam emocionar e reforçar mensagens positivas, com desejos de boas festas.

Mesmo assim, muitos líderes ainda veem esse tipo de produção com algum preconceito, e têm dúvidas a respeito dos custos. Para isso, temos duas boas notícias: a primeira é de que o dinheiro será bem aplicado, e a segunda é de que não é necessário fazer grandes investimentos para obter bons resultados.

Para conseguir esses resultados, é preciso refletir sobre os motivos para se fazer um vídeo de fim de ano, bem como a melhor maneira de se fazer isso.

Por que fazer um vídeo de fim de ano

Os motivos para se investir em um vídeo no mês de dezembro passam pela importância dos vídeos nas redes sociais e no fortalecimento da marca. Conforme já publicamos aqui, os vídeos aumentam em até 54% no alcance das marcas, geram mais compartilhamentos e têm 46% mais poder de engajar o público.

A produção de um vídeo bem feito e pensado em emocionar o público será capaz de atingir diversos objetivos, como:

  • aumentar a percepção da marca (brand awareness);
  • conectar a marca com emoções positivas;
  • incentivar o consumo da marca em um período de compras;
  • fidelizar consumidores que se afeiçoarem à mensagem.

Então, se um vídeo de fim de ano será produzido, de que forma isso pode ser feito? É o ponto que precisamos levar em conta:

Vídeos: como gravar e por que investir - artigo

Como fazer um vídeo de fim de ano

O primeiro ponto a se considerar na hora de produzir um vídeo de fim de ano de uma empresa é refletir sobre o tipo de mensagem que se deseja passar. A ideia pode ser reforçar o poder da equipe que trabalhou ao longo do ano; ou apenas mostrar ao público o desejo de boas festas. Pode ser uma forma bem humorada de terminar um ciclo, e também pode ser um toque de emoção que “abrace” os clientes.

Por falar em clientes, o vídeo pode ser um material a ser apenas publicado nas redes sociais, mas também pode ser enviado (com exclusividade ou não) aos clientes e parceiros.

As possibilidades temáticas são infinitas.

Além disso, é importante destacar que, tendo clareza da mensagem, é possível determinar o nível de produção do vídeo. Você pode contratar uma equipe para gravar no local, mas também pode unir diversos vídeos feitos por cada membro da equipe. Se a ideia for só enviar uma mensagem aos clientes, é possível utilizar um locutor ou ter a voz do líder da marca (como o CEO ou o presidente). O vídeo também pode não ter voz e carregar apenas mensagens escritas.

Equipes de produtores de vídeos contam com a possibilidade de adquirir vídeos prontos em bancos de imagens, e assim conectar cenas com imagens já produzidas, por exemplo, além de músicas também disponíveis em plataformas de trilha sonora.

O poder das lives – e por que todo mundo está fazendo

A decisão dos custos

É claro que, quanto maior for a empresa, mais importante será a produção de um vídeo exclusivo, com cenas produzidas especialmente para a mensagem de fim de ano. No entanto, a produção de vídeos que utilizem estruturas prontas é uma saída que não apenas reduz os custos como também garante a qualidade técnica da produção.

O custo final da produção de um vídeo de fim de ano pode variar tanto que não pode ser sequer previsto: depende da equipe contratada, do tipo de produção e do público que se deseja atingir. O importante é atingir o objetivo estabelecido para o vídeo.

Se você deseja produzir um vídeo de fim de ano dentro do seu orçamento e conectado com os interesses da sua marca, entre em contato com a Issoaí Design!