

Produzir mesacast para empresas pode ser uma ótima opção de interação com o público e esclarecimento de temas importantes para o território do conteúdo de uma marca. Não importa qual seja o produto ou serviço oferecido, e nem o tamanho de uma marca: a ideia de mesacast pode ser uma ótima ideia.
Vamos entender um pouco melhor sobre isso e compreender mais sobre os benefícios desse tipo de projeto.
Talvez você nunca tenha ouvido falar desse nome, mas certamente você já assistiu a algum mesacast. Assim como os podcasts, eles também são rodas de conversa entre duas ou mais pessoas com o objetivo de discutir ideias ou entrevistar especialistas sobre algum assunto.
No entanto, diferente dos podcasts veiculados apenas em formato de áudio, os mesacasts são gravados em formato de vídeo (embora possam estar também em plataformas de áudio). O formato de vídeo tem maior apelo com o público, e ainda permite o compartilhamento de vídeos curtos, que são os chamados “cortes”, em que apenas um trecho é publicado nas redes sociais com o objetivo de “viralizar” ou atingir mais pessoas.
Já falamos antes sobre isso: os podcasts e mesacasts têm o poder de criar uma comunidade fiel, ou seja, reunir pessoas que consomem recorrentemente o produto ou serviço ofertado, ou que circulam no universo da marca em específico.
Assim, uma escola de cursos de criatividade pode reunir pessoas de diferentes áreas artísticas para explorar os estudos do segmento. Em outro exemplo, uma marca de suplementos alimentares pode reunir pessoas interessadas no mundo fitness.
Como resultado de qualquer conteúdo produzido por uma marca, é natural que as pessoas valorizem mais uma empresa quando esta sempre traz informações, debates e congregação de ideias para seu público. Assim, quando uma pessoa precisa adquirir um carro, certamente dará preferência para a marca que lhe fornece informações confiáveis de como cuidar dele, e que traz informações detalhadas de seus motores e benefícios. A mesma lógica funciona para aparelhos eletrônicos.
Outro benefício do marketing de conteúdo que só aumenta com o mesacast para empresas é o potencial de atingir mais pessoas. Afinal, muitos compradores em potencial estão consumindo conteúdos diversos e podem descobrir sua marca por meio de programas com assuntos diversificados.
Vamos a um exemplo: se uma marca de cosméticos voltada ao público masculino decide fazer um mesacast sobre comportamento e beleza masculina, um homem que busca apenas aprender a lidar com a calvície (em um episódio específico sobre o tema) pode passar a consumir os produtos, mesmo que nunca tenha usado cosméticos anteriormente.
O mesacast para empresas pode muito bem ser o ponto de partida para promover novos comportamentos ou debater temas vinculados e capazes de fomentar o estilo de vida em que há consumo de seus produtos ou serviços.
Podemos imaginar uma empresa de consultoria ambiental, por exemplo. Ela pode utilizar seu programa para discutir maneiras com que as empresas podem implementar práticas de ESG ou aumentar a sustentabilidade, além de promover a sustentabilidade nas empresas. No caso de uma editora, por exemplo, o debate sobre a importância da leitura e a formação de novos leitores pode ser uma forma de trazer mudanças na sociedade que façam sentido para o negócio.
Já pensou que um especialista entrevistado no seu mesacast pode ser seu próximo cliente? A produção de mesacast para empresas pode funcionar como catalisador de networking: entrar em contato com pessoas para realizar debates pode colocar sua marca em eventos ou ajudar a atingir pessoas de outros nichos.
Imagine a seguinte situação hipotética: uma empresa de serviços de tecnologia pode entrar em contato com um professor da área que depois, após entrar em contato com a produção, poderá desenvolver um projeto vinculando a marca à universidade em que atua. Em outra possibilidade, uma atriz a participar do mesacast de beleza de uma marca de maquiagens pode vir a fazer ações comerciais no futuro.
É importante ressaltar que nem todos os mesacasts terão um sucesso de público rapidamente, mas a constância e o investimento em qualidade podem garantir ótimos frutos, que certamente farão valer a iniciativa.
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