Artigo

Identidade visual de marcas: tendências que vêm para ficar

24/11/25

Quando se fala em identidade visual de marcas, o logo é a primeira coisa que vem à nossa cabeça. De fato, ele deve resumir em uma só imagem a cor, o “clima” da marca e a ideia primordial que ela deseja transmitir.

E não há melhor forma de compreender as tendências de marketing e design do que observar as transformações no logo (e identidade visual) de algumas das principais marcas que vemos no dia a dia.

Hoje, vamos observar as tendências e estilos que vêm para ficar com base na identidade visual de marcas famosas. Em cada uma, vamos avaliar questões como fontes, cores e modernização das marcas.

Ebay

A mudança na logo do Ebay mostra como uma simples mudança pode modernizar uma logomarca. Mais do que deixar as letras organizadas e alinhadas, a atualização deixou a marca mais moderna: as letras mais finas possuem “menos informação” e são mais fáceis de ler em meio a tanta informação atualmente. Esta é uma tendência importante: ter a marca mais fácil de ler em meio a um mundo tão cheio de informação.

Shell

A marca antiga deixava muito claro que se tratava de uma concha. A versão moderna, além de ser mais facilmente aplicável à impressão e espaços menores (outra tendência importante), também mostra algo importante sobre identidade visual de marcas: a sutileza da logomarca, já que a mensagem mais importante da empresa nada tem a ver com o fato de o nome significar “concha”, portanto, a referência pode ser sutil.

US Open

Repare na mudança da logomarca do campeonato de tênis americano. É possível identificar diversas tendências importantes de modernização de design na identidade visual de marcas. A primeira delas está na fonte: em vez de letras com serifas e muito formais, uma marca esportiva pode muito bem utilizar fontes mais redondas (e mais amigáveis). Além disso, destacamos o símbolo da bola de tênis: se antes ela era desenhada de forma óbvia e com muitos elementos de movimento, a nova versão remete à ideia de movimento sem obviedades ou redundâncias, mostrando que a simplicidade é uma tendência importante.

Gol

A evolução da logomarca da Gol Linhas Aéreas mostra algo importante: o reforço da seriedade da marca. Se a primeira era muito criativa e trazia a ideia de algo bem-humorado, as recentes reforçam a ideia de mais austeridade, algo importante em uma empresa que, via de regra, lida com muitos clientes insatisfeitos (algo comum no setor de aviação). A explicação é simples: ninguém quer topar com um “mood” de bom humor quando precisa resolver um problema sério. No caso da letra “O” dupla, que traz uma ideia de dinâmica importante para a empresa, a transformação evita a confusão com a escrita da marca: é “gol” e não “gool”.

Waze

Por fim, vale a pena citar um dos aplicativos de GPS mais famosos que existem. Uma mudança sutil, mas que corresponde a tendências importantes na identidade visual de marcas: leitura mais fácil e compreensão mais ágil do símbolo. Repare que as duas rodinhas da representação de um veículo estão mais claras: antes, muitos poderiam ver as rodas como “perninhas” de um personagem. Além disso, a fonte ficou um pouco mais quadrada com o objetivo de trazer mais clareza ao público que, como já citamos, está exposto a tantas marcas que precisa processar tudo muito mais rapidamente.