Aumentar a audiência do podcast pode ser um grande desafio a muitas pessoas. Com o mercado cada vez mais consolidado e um público fiel, pode ser cada vez mais difícil obter aumento de audiência, pois tudo vai exigir ainda mais profissionalismo. Guardadas as devidas proporções, seria como aumentar a audiência de um canal de TV em uma estrutura que já conta com os canais que o brasileiro assiste atualmente.
No entanto, existem duas ações possíveis que certamente trarão bons louros ao seu projeto de áudio. Cada uma delas conta com suas vantagens e seu “passo a passo”. Confira:
A plataforma de áudio do sistema iOS continua sendo uma das mais importantes para o alcance dos podcasts. E muitos usuários passam a ouvir podcasts a partir das sugestões do aplicativo, que indica aqueles que mais se destacam. Para que o seu podcast apareça no “topo da página” do iTunes, siga os passos a seguir:
– Incentive os seguidores a votarem e assinarem o seu podcast no feed, pois esses números (junto com a quantidade de downloads e reproduções) são os mais importantes.
– Faça conteúdos que estimulem o público a comentar no espaço de comentários, pois isso também aumenta o engajamento e faz com que o algoritmo melhore o ranking do podcast. Uma das formas de fazer isso é ter uma sessão de leitura dos comentários.
– Capriche na arte! Ela deve ter o tamanho certo para o enquadramento do aplicativo, e deve chamar a atenção com alto contraste, legibilidade e clareza da imagem!
– Capriche nos metadados, preenchendo da forma mais completa possível a descrição, categoria, idioma e outras informações. É importante também evitar o selo de “Explícito”, colocado em programas com palavrões e temas impróprios para crianças. Por isso, se o seu conteúdo não é voltado apenas a adultos, evite usar linguagem imprópria.
Eu entendo: pode ser que você queira somente um podcast, e não ter um site. Mas a organização das informações do podcast para além das plataformas de áudio pode fazer toda a diferença, e existem alguns motivos para isso.
O primeiro motivo é a organização das informações. O público precisa de um espaço para encontrar os nomes dos convidados, links das sugestões e projetos apresentados no podcast, bem como uma linha do tempo com todos os episódios (e isso pode ser apresentado até mesmo em um simples formato de blog).
Outro motivo importante está no alcance do site por meio das pesquisas no Google: seu podcast alcança mais pessoas se o site for encontrado pela plataforma de busca. É por isso que as estratégias de SEO são importantes. Sem contar que um podcast com uma página bem desenvolvida passa a ter muito mais credibilidade!
Por fim, vale destacar que um site pode ser uma outra fonte de monetização para o seu projeto – seja por anúncios ou até mesmo inclusão de banners como um item a mais aos anunciantes do podcast! Os espaços de comentário e trocas que um site propicia ainda facilitam a criação de uma comunidade de ouvintes que podem interagir entre si.
Há 10 anos no mercado, a ISSOaí já ajudou mais de 400 clientes a atingirem suas metas e sonhos. Atuamos em todo o Brasil e países como EUA, Portugal, Itália, Austrália e Angola.
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