Artigo

Como segmentar seus anúncios em interesses e comportamentos

07/08/23

Quando você fizer anúncios no Facebook Ads, verá que é necessário segmentá-los ao máximo a fim de atingir o público de forma certeira. Já publicamos aqui no blog, de maneira básica e didática, a diferença entre os “ads” no Facebook e no Google. Hoje é dia de entender melhor a respeito da segmentação dos anúncios no Facebook com base em interesses e comportamentos.

Primeiramente, é importante compreender que a compreensão do público-alvo de seu produto ou serviço não é restrita a anúncios nas redes sociais: ela é fundamental para qualquer estratégia de marketing. Se você ainda não compreendeu plenamente o seu público – ou se gostaria de testar/ampliar a segmentação – não tem problema algum: o processo de segmentação e de testes de anúncios pode contribuir muito.

Vamos ao passo a passo:

1- Crie os públicos

No botão “criar um público”, nomeie os vários tipos de público que você deseja testar. A ideia é sempre ter alguma variação para poder fazer testes, ainda mais se você tem públicos diferentes conforme o produto a ser anunciado.

Afinal de contas, sua loja de eletrônicos pode anunciar de “notebooks rosas” a “teclados gamers”, e cada produto será destinado a pessoas diferentes. Sua agência de viagens também terá compradores diferentes para Campings e Lua de Mel, por exemplo.

Na hora de nomear os públicos, procure ser o mais claro possível, evitando termos amplos como “público 1” e “teste 2”.

2- Defina idade, localização, gênero

É importante segmentar bem as informações relacionadas às informações básicas. Não caia na armadilha do argumento de que “meu público é de todas as idades” ou “tanto homens quanto mulheres compram”. Quanto mais segmentado for o público, mais certeiro será o anúncio, e mais barato será o clique (via de regra).

Busque fazer anúncios para

3- Utilize a ferramenta “Excluir”

Você verá que a ferramenta de anúncios da Meta (empresa dona do Facebook) tem a opção “Excluir”. Trata-se de uma opção importante para deixar a sua segmentação bastante refinada. Você pode, por exemplo, excluir cidades grandes próximas da cidade à qual vai direcionar o anúncio. Isso é importante porque a localização das redes sociais nunca é exata e costuma ter raios de alcance mais amplos. Então, se você fizer um anúncio para pessoas da cidade de Brasília e excluir pessoas de Anápolis e Goiânia (municípios razoavelmente próximos), por exemplo, a assertividade da localização será muito mais precisa.

É importante excluir também pessoas que já tenham comprado seu produto ou serviço, ou aqueles que não têm possibilidade de comprar o anúncio, pois eles podem criar um sentimento negativo em relação à marca se ficarem recebendo as ofertas que não lhes interessa.

4- Capriche (muito) nos direcionamentos detalhados

Na seção de direcionamento detalhado, a ferramenta de anúncios é praticamente infinita, mas vai depender de muita dedicação. Isso acontece porque as opções de interesses e comportamentos são tantas quanto a humanidade é capaz de ter. Por isso, “fuce” nas opções sem medo: isso vai te ajudar a ter ideia e pensar nas milhões de possibilidades para atingir seu público.

Pessoas que acabaram de noivar, que vivem longe da família, que têm filhos adolescentes, que farão aniversário em breve, que se mudaram recentemente… tudo é informação que molda os interesses de compra de uma pessoa! E tudo pode ser usado a seu favor (até mesmo como forma de “excluir”, conforme explicado acima).

Busque o máximo de termos e possibilidades, e anote aqueles que fizerem sentido para segmentar seu público.

5- Procure refinar tudo com inteligência

Imagine que uma construtora está fazendo um lançamento com apartamentos voltados a famílias com crianças, já que o residencial terá espaços para os pequenos: os anúncios deverão ser focados no município do lançamento, para pessoas com filhos, e na faixa de renda que cabe ao valor do imóvel. Além disso, é possível excluir algumas segmentações de forma a deixar o anúncio refinado:  escolher não anunciar para pessoas solteiras pode aumentar as chances de chegar ao público desejado. Além disso, optar por casais recém-casados e que, portanto, planejam ter filhos, pode ser uma boa opção. Se a cidade for muito religiosa, talvez anúncios específicos para determinadas igrejas ou vertentes de fé tragam bons resultados – visto que muitos casais se formam nestes contextos.

Por outro lado, uma loja online de games pode ter diversos públicos. Anúncios voltados a jovens estudantes do ensino médio ou universitário. No entanto, como os fãs de games já deixaram de ser apenas jovens, pode ser que um anúncio para homens solteiros na faixa dos 40 anos funcione muito bem, visto que é uma faixa etária com disposição a gastar dinheiro com esse tipo de entretenimento. Depois, basta excluir os homens com filhos bebês (que estão gastando dinheiro com fraldas, no momento) e incluir, talvez, homens pais de adolescentes – e, quem sabe, anunciar no Dia dos Pais, fomentando os bons momentos que eles podem viver com os jogos.

Muitos anunciantes optam por atingir o público que visitou o site de vendas. Isso é muito positivo, pois significa que o usuário está mais propenso a fazer uma compra. No entanto, há quem se esqueça de excluir aqueles que podem ter realizado a compra do seu conjunto de produto em um período específico. Afinal, nenhum usuário gosta de ver ofertas de um produto recém-adquirido.

Os exemplos dados mostram como é possível utilizar as infinitas possibilidades de segmentação para chegar no público mais propenso a adquirir o produto ou serviço anunciado. É questão de pensar no máximo de possibilidades e tentar chegar na segmentação mais inteligente possível.