Quais foram as campanhas de marketing mais criativas de 2024? Agora que adentramos no ano de 2025, é possível dar uma olhada em algumas das campanhas que se destacaram no último ano para refletir sobre elas e aprender um pouco. Assim, podemos nos inspirar e aplicar o que for possível em nossas marcas e empresas.
O Google fez uma campanha para promover a ferramenta de Inteligência Artificial voltadas a pessoas cegas ou com baixa visão. A campanha se destaca não apenas por realizar uma peça bastante emotiva, mas também por mostrar que a IA pode ser utilizada para fins muito bonitos e nobres, aumentando a acessibilidade a pessoas com deficiência.
A tendência que vemos nesta campanha é a de se voltar à diversidade e à acessibilidade. Além de ser uma ferramenta disponível no Google Pixel, o smartphone da empresa, a campanha reforça a imagem positiva da marca.
Um pequeno filme feito pela Nintendo do Reino Unido parece não ter nenhuma outra proposta a não ser mostrar as funcionalidades do console Nintendo Switch. No entanto, há muito nas entrelinhas da campanha: ela reforça a presença feminina no mundo dos games (incluindo uma vovó) e ainda destaca como os games podem conectar as pessoas.
Podemos aprender que muito de uma campanha de marketing está na simplicidade.
O vídeo de campanha do Dia das Mães da marca O Boticário conseguiu tocar muitas pessoas sem sequer mostrar o produto. Com o objetivo de reforçar a marca como um todo e criar conexão com o público, a campanha dramatiza uma relação conturbada entre mãe e filho, fazendo metáfora com a imagem de um barco enfrentando uma tempestade.
Além de mostrar como é possível reforçar uma marca sem dar foco ao produto que ela vende, a campanha se destaca pela enorme qualidade da produção, que usa efeitos especiais e uma trilha sonora impactante para atingir o público, além das ótimas atuações.
Por fim, entre as campanhas de marketing mais criativas de 2024, vale ressaltar a campanha da Dove, que segue em sua mensagem voltada à beleza real das mulheres, sem filtros ou maquiagens. Repercutindo o uso da Inteligência Artificial e as preocupações das pessoas com a nova ferramenta, a marca de cosméticos reforçou sua mensagem de forma criativa e sem precisar de uma grande produção para isso.
Fica a inspiração para que todas as marcas se posicionem diante de mudanças que ocorrem no mundo.
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