Dicas

7 formas de analisar a performance do site

04/07/22

Você já fez o site da sua empresa e já está com ele no ar, certo? Agora, talvez seja uma boa ideia analisar a performance do site. Sim, eu sei: depois de todo o processo para montar, ele continuará exigindo dedicação. Afinal, nada é estático na internet, e você vai precisar ficar sempre de olho, melhorando o site de tempos em tempos.

Uma das melhores formas de deixar seu site melhor é analisando sua performance, de forma a investir em melhorias e tentar deixa-lo cada vez mais preparado para os visitantes.

Então, se você quer analisar a performance do seu site, confira algumas dicas:

1- Verifique a rapidez do site

Quanto tempo demora para carregar o seu site? Pode ser que, pra você, seja bem rápido. Mas e quem tem uma internet 4G lenta, ou está com sinal fraco de wi-fi? Muitas pessoas abandonam a visita a um site após alguns segundos de demora. Por isso, quanto mais rápido, melhor! Existem diversas ferramentas, como as gratuitas Test My Site, GTMetrix e PageSpeed Insights, ou a ferramenta paga Stage Analyser, que identificam o tempo de download, geralmente dando uma nota ou identificando elementos que fazem o site ser lento.

Existem diversas medidas que podem ser tomadas para agilizar o site: contratar servidores mais rápidos, reduzir o “peso” do design, as fotos a serem carregadas, e até mesmo reduzir alguns plugins do WordPress que deixam tudo mais lento.

2- Analise a segurança

Você já tentou entrar em um site e recebeu um aviso do navegador dizendo algo como “este site não é seguro”? Pois é: tenho certeza de que você passou a ficar com receio de entrar de novo no site, ou talvez até tenha desistido. Então aposto que você não quer que as pessoas se deparem com esse aviso, né?

Garantir um site seguro é fundamental para receber mais visitas, já que cada usuário tem níveis diferentes de proteção e antivírus, mas também protege sua página contra invasões de hackers!

Algumas medidas que melhoram a segurança do site incluem o certificado SSL (algo básico e fundamental), melhoria da senha de FTP, restrição de acesso de usuários no sistema, e outros que podem ser conferidos com a equipe de programação!

3- Melhore (ainda mais) os parâmetros de SEO

Sim, o bom e velho SEO (termo que resume as técnicas para ser mais facilmente encontrado pelas buscas) ajuda muito a melhorar a performance do site, pois vai permitir que mais pessoas o acessem.

Melhorar a meta-descrição das paginas e checar a presença de backlinks (internos e externos) é um dos primeiros passos. Afinal, o usuário precisa identificar rapidamente sobre o assunto das páginas (seja a Home, a página de produtos ou a de contato) e os links amentam a importância da página!

Você pode usar ferramentas como a Yoast SEO, que indica como melhorar a página!

Além disso, o segredo é continuar sempre se informando sobre as mudanças na internet, em contato com a equipe de programadores do site. Assim você seguirá sempre em busca da perfeição.